Huawei e Rio Alto desenvolverão inteligência artificial para o setor solar

Empresas assinaram memorando de entendimento para iniciativa conjunta em soluções de monitoramento e automação de usinas fotovoltaicas

EMPRESAS ASSINARAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO PARA INICIATIVA CONJUNTA EM SOLUÇÕES DE MONITORAMENTO E AUTOMAÇÃO DE USINAS FOTOVOLTAICAS
Shutterstock

A Huawei, por meio de sua subsidiária Huawei Digital Power, assinou um novo memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) com o Grupo Rio Alto de Energias Renováveis para o desenvolvimento conjunto de soluções de Inteligência Artificial voltadas para o setor de energia solar fotovoltaica.

As duas empresas já atuam em parceria desde 2017, realizando projetos de geração de energia nos municípios de Coremas e Santa Luzia, na Paraíba, onde a Rio Alto mantém dois complexos solares. “Essa nova iniciativa é resultado do alinhamento estratégico de negócios entre a Huawei e a Rio Alto, focado agora na transformação digital inteligente do setor fotovoltaico”, disse o CFO e sócio da Rio Alto Energias Renováveis, Rafael Brandão.

 Nos próximos meses, a Rio Alto deve adquirir da Huawei novos equipamentos, como inversores e transformadores, para geração de mais um 1 GW de energia solar, ampliando ainda mais o projeto de 2,4 GW.

Soluções digitais

As duas empresas desenvolverão soluções de Inteligência Artificial para a automação, o monitoramento, o diagnóstico e o controle inteligente das operações. “Faremos a instalação do Smart I-V Curve Diagnosis e do Smart Tracker Control Algorithm (SDS), soluções de Inteligência Artificial da Huawei, nos novos e nos existentes equipamentos das usinas da Rio Alto”, explicou o vice-presidente da Área de Energia Solar da Huawei Brasil, Humberto Cravo Neto.

O Smart I-V Curve Diagnosis faz a integração entre a Inteligência Artificial com a operação e a manutenção (O&M). Trata-se de um sistema de rastreamento inteligente que realiza análises baseadas em big data, aplica algoritmos de diagnóstico inteligente, identifica strings defeituosas com precisão e gera relatórios. Por meio do aprendizado de máquina, a solução acumula experiência e otimiza modelos de falhas e transfere a O&M física para a digital.

Já o SDS é um algoritmo de Inteligência Artificial para inversores que faz o ajuste e o controle do ângulo dos rastreadores de forma automática e otimizada, promovendo maiores ganhos e rendimentos na geração de energia.

 “Nos próximos anos, as usinas da Rio Alto passarão por uma profunda mudança na qual processos operacionais e de manutenção serão gerenciados por meio da Inteligência Artificial, aumentando cada vez o fator de capacidade”, celebrou Brandão. “Poderemos acompanhar em tempo real cada parâmetro da operação e antecipar possíveis problemas, reduzindo custos de manutenção. Esse é um momento realmente transformador para o setor”.

As usinas também funcionarão como laboratórios de testes para as soluções da Huawei, gerando uma grande quantidade de dados e métricas que ajudarão nas melhorias do processo como um todo. “Trata-se de um projeto de inovação inédito no Brasil que o coloca na vanguarda tecnológica industrial, especialmente no setor de energia solar, um mercado no qual o país é uma das lideranças”, avaliou Cravo Neto.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

POWERSAFE-AVANCA-NA-LOGISTICA-REVERSA-DE-BATERIAS
Negócios

Powersafe avança na logística reversa de baterias

Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers

12/12/20252 min de leitura

DAH-SOLAR-LANCA-PLACAS-SOLARES-COLORIDAS-NO-MERCADO-BRASILEIRO
Negócios

DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro

Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão

03/12/20252 min de leitura

FABRICANTE-DE-BATERIAS-LANCA-E-COMMERCE-E-APOSTA-EM-SOLUCOES-PORTATEIS
Negócios

Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis

Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre

27/11/20252 min de leitura

BANCO-BV-E-POWERSAFE-LANCAM-FINANCIAMENTO-PARA-ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA
Negócios

Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia

Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas

14/11/20251 min de leitura

GESTAO-DE-USINAS-BASEADA-EM-DADOS-E-ESSENCIAL-PARA-O-RETORNO-DO-INVESTIMENTO
Negócios

Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento

Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener

20/10/20252 min de leitura

COM-MODELO-DE-GESTAO-DE-CREDITOS-DE-ENERGIA-WATTIO-PLANEJA-EXPANSAO
Negócios

Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão

Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas

30/09/20252 min de leitura

ALBIOMA-CONTRATA-R-120-5-MILHOES-DO-BNDES-PARA-PROJETOS-DE-MINI-GD
Negócios

Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD

Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp

23/09/20252 min de leitura

AXIAL-FIRMA-FORNECIMENTO-PARA-70-MWP-EM-PROJETOS-SOLARES-NO-BRASIL
Negócios

Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil

Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país

19/09/20251 min de leitura