Honeywell assume meta de zerar emissões de carbono até 2035
Um dos investimentos da multinacional americana será em soluções de armazenamento de energia a partir de geração solar e eólica


A Honeywell, multinacional americana de tecnologia, anunciou o compromisso de tornar suas operações e instalações neutras em emissões de carbono até 2035. Desde 2004, a companhia assumiu esforços em sustentabilidade, que já proporcionaram uma redução de mais de 90% na intensidade dos gases de efeito estufa em suas operações e instalações. Um dos seus investimentos será em soluções de armazenamento de energia, além de novas tecnologias para apoiar a descarbonização residencial, comercial e industrial, substituindo o gás natural pelo hidrogênio.
A meta da empresa inclui ainda mais investimentos em projetos de conversão para fontes de energia solar e eólica, conclusão de projetos em andamento, melhoria de capital e ajuste na frota de veículos, além da utilização de créditos de carbono confiáveis.
Darius Adamczyk, presidente e CEO da Honeywell destaca que a empresa tem um papel único a desempenhar na definição de um futuro mais seguro e sustentável para as próximas gerações. “É por isso que tenho o prazer de me comprometer em alcançar instalações e operações neutras em carbono até 2035", disse, enfatizando que “a companhia vai continuar investindo em suas fábricas e em novas tecnologias que irão contribuir significativamente para os esforços globais para mitigar as mudanças climáticas.”
As reduções da Honeywell serão relatadas publicamente e verificadas por terceiros de acordo com o The Greenhouse Gas Protocol. A empresa é reconhecida no sucesso de atingir as metas desafiadoras de sustentabilidade. Desde 20120, a organização já implementou mais de 5.700 projetos de sustentabilidade, economizando US$ 100 milhões em custos anuais.
A Honeywell entrega soluções tecnológicas específicas para a indústria, incluindo produtos e serviços aeroespaciais; tecnologias de controle para construções e indústria; e materiais de performance a nível global.
Segundo a empresa, metade do investimento em pesquisa e desenvolvimento de lançamento de novos produtos da Honeywell é direcionado a produtos que melhoram os resultados ambientais e sociais para os clientes. Um exemplo é adoção da linha de fluido refrigerante Solstice® da Honeywell, agentes de expansão e aerossóis de baixo potencial de aquecimento global, que já evitou a descarga do equivalente a mais de 200 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono na atmosfera. Isso equivale a retirar mais de 42 milhões de carros das estradas por um ano.
A Honeywell também fornece tecnologia de processo para produzir biocombustíveis, contratos de desempenho de economia de energia para fornecer eficiência energética em prédios e campi e software que ajuda os proprietários de edifícios a conservar energia enquanto melhora a segurança e o conforto dos ocupantes.
Confira mais notícias sobre energia solar.

Adriana Dorante
Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.
Artigos que podem te interessar
Petrobras anuncia entrada no setor de energia solar
Companhia firmou acordo para formar uma joint venture com a Lightsource bp para expandir atuação em renováveis no Brasil
17/12/20252 min de leitura
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura

