Grupo Equatorial Energia assume controle da CEEE-D
Troca de controle da companhia permitirá a retomada da capacidade de investimentos


A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) passou oficialmente a ser administrada pelo Grupo Equatorial Energia. A assinatura do contrato de venda ocorreu na última quinta-feira (08/7), encerrando o processo de desestatização conduzido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A troca de controle permitirá a retomada da capacidade financeira da companhia, com investimentos de cerca de R$ 1,6 bilhão nos próximos cinco anos, beneficiando os mais de 1,6 milhão de clientes em 72 municípios da Grande Porto Alegre e das regiões Sul, Campanha e Litoral.
Leia mais: Equatorial será responsável pela distribuição de energia do Amapá
"O investimento em distribuição de energia que virá a partir da Equatorial vai agilizar a modernização da companhia, melhorando a prestação do serviço à população. Não se trata apenas de resolver o problema do passivo da companhia para o Estado, mas de viabilizar a prestação de um serviço essencial com qualidade e confiabilidade, que é o foco principal do Estado neste processo”, pontuou o governador do estado, Eduardo Leite.
Durante muitos anos a CEEE-Distribuição acumulou muitos prejuízos. Vinha operando seus indicadores econômico-financeiros e operacionais abaixo dos níveis estimados pela agência reguladora e, por conta disso, entrou num processo de caducidade, resumiu a superintendente da área de Estruturação de Empresas e Desinvestimento do BNDES, Lidiane Gonçalves.
O BNDES foi contratado pelo governo do Rio Grande do Sul para coordenar o processo de desestatização da empresa, contando com o apoio técnico do Consórcio Minuano Energia, formado por Banco Genial, Thymos Energia e Machado Meyer e da EY, responsável pela segunda avaliação econômico-financeira independente.
A modelagem do processo envolveu, entre outras medidas, a aprovação de aumento de capital pelos acionistas, transferência das obrigações com ex-autárquicos para o Estado e refinanciamento da dívida tributária da companhia.

Adonis Teixeira
Jornalista formado pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, com experiência de mais de 12 anos em comunicação. Acompanha o setor elétrico brasileiro há 5 anos, atuando no monitoramento de dados e informações do setor.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

