Grupo do Catar busca expandir atuação no mercado brasileiro de energia
Nebras Power anunciou a criação de uma joint venture com a Companhia Energética Integrada (CEI), de Minas Gerais


A Nebras Power Investment Management, grupo com sede em Doha, no Catar, anunciou a criação de uma joint venture com a Companhia Energética Integrada (CEI), de Minas Gerais, visando a expansão no mercado de energia no Brasil.
A Nebras Power é uma joint venture entre a Qatar Electricity and Water Company (60%) e a Qatar Holding (40%). A Nebras é uma investidora estratégica nos setores de energia e água. No Brasil, a Nebras possui 397 MW em usinas fotovoltaicas em operação nos estados do Ceará, Pernambuco e Minas Gerais.
Fundada em 2004 com sede em Belo Horizonte (MG), a CEI opera 18 pequenas hidrelétricas, somando 72 MW de capacidade instalada. No mesmo grupo econômico estão as empresas Brasil Energia Inteligente, voltada para serviços de operação e manutenção de hidrelétricas; a CEI Solar, unidade de negócio destina ao desenvolvimento de projetos hídricos e solares, somando 13 GW na carteira; e ATMO Comercializadora de Energia, voltada para a comercialização e prestação de consultoria.
Conforme comunicado divulgado pela Nebras, a parceria visa o crescimento por meio da aquisição de ativos operacionais e o desenvolvimento e construção de projetos de greenfield, combinando a experiência da companhia do Catar em grandes investimentos internacionais e o conhecimento do mercado local e a capacidade de gerenciamento da CEI.
O presidente da Nebras Power, Mohammed Nasser Al-Hajri, declarou que a parceria está alinhada com o principal objetivo da empresa, que é identificar e investir em oportunidades tanto em mercados desenvolvidos quanto emergentes.
O CEO da Nebras, Khalid Mohammed, destacou que o negócio expandirá o alcance da companhia dentro do Brasil e fortalecerá o portfólio e ambições regionais na América Latina.
O CEO da CEI, Romero Machado Ferreira, afirmou que a parceria consolida o crescimento do grupo no mercado de energia. “Acreditamos na evolução do setor no Brasil e queremos ser protagonistas disso”, disse.
Acompanhe notícias sobre energia solar.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Petrobras anuncia entrada no setor de energia solar
Companhia firmou acordo para formar uma joint venture com a Lightsource bp para expandir atuação em renováveis no Brasil
17/12/20252 min de leitura
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura

