GET Energy Trading entra no mercado de GD após comprar 50% da Sun Mobi
Empresas pretendem viabilizar 200 MW em projetos solares nos próximos três anos


A comercializadora GET Energy Trading, braço de comercialização de energia da gestora de investimento Prisma Capital, entrou no mercado de geração solar distribuída após concluir a compra de 50% da Sun Mobi, empresa que atua na modalidade de usinas compartilhadas. O valor do negócio não foi revelado.
A GET Energy Trading fez um investimento direto na Sun Mobi incluindo aportes primários e secundários, passando a deter 50% de participação na empresa. Juntas, as empresas pretendem viabilizar 200 MW em novos empreendimentos fotovoltaicos nos próximos 3 anos.
O CEO da GET Energy Trading, Rodrigo Lima, acredita que a plataforma da Sun Mobi e os negócios da GET possuem complementariedade. “O mercado de energia passa por uma revolução, onde o cliente está cada vez mais 'empoderado' e queremos participar desse movimento.”
Já foram anunciados investimentos de R$ 16 milhões na ampliação da usina Wanda Maria Bueno, em Porto Feliz (SP). A expansão desta usina permitirá a ampliação dos serviços de assinatura de energia solar para consumidores residenciais e empresariais atendidos na área de concessão da CPFL Piratininga já a partir de fevereiro de 2022.
Usinas de terceiros
Além da construção de novos complexos solares próprios, com foco inicial nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a parceria prevê a contratação de usinas de terceiros, tanto existentes quanto novas, permitindo que os investidores daqueles ativos foquem na gestão de suas plantas, enquanto a Sun Mobi se responsabilizará pela captação e relacionamento com os consumidores finais.
Para o sócio e diretor presidente da Sun Mobi, Guilherme Susteras, a operação permitirá que a empresa siga sua trajetória de crescimento, por meio da combinação de investimento direto em usinas e viabilização de plantas por investidores independentes.
“A operação combinada da Sun Mobi com a GET Energy Trading, reforçada pelo lastro trazido pela Prisma Capital, permitirá que sejamos vistos como mais uma opção de viabilização de investimento em novas usinas, oferecendo aos investidores atuais e potenciais uma alternativa ao concorrido mercado de contratação de longo prazo para grandes consumidores de energia”, explicou Susteras.
Para o sócio e diretor comercial da Sun Mobi, Alexandre Bueno, o intuito principal da sociedade é democratizar ainda mais o acesso à tecnologia fotovoltaica, garantir competitividade às empresas a partir de redução de custos operacionais e aliviar o orçamento das famílias em tempos de crise hídrica e reajustes tarifários.
“Esse tipo de contrato de fornecimento de energia solar tem crescido exponencialmente no País, impulsionado pela ausência de necessidade de investimento num sistema próprio de geração de eletricidade no telhado ou num pequeno terreno, além da facilidade do processo de adesão”, afirmou Bueno.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

