Genyx Solar Power completa 10 anos e prevê continuidade do crescimento exponencial este ano

Empresa dobra tamanho nosso escritório para comportar os funcionários admitidos durante a pandemia

GENYX SOLAR POWER COMPLETA 10 ANOS E PREVÊ CONTINUIDADE DO CRESCIMENTO EXPONENCIAL ESTE ANO
Portal Solar

A Genyx Solar Power completa 10 anos e prevê continuidade do crescimento do setor fotovoltaico brasileiro em 2021. Empresa distribuidora de produtos de energia solar com sede em Contagem (MG) afirma ter registrado crescimento recorde em 2020, mesmo com pandemia de COVID-19 e cenário econômico desafiador no país.

“Temos as melhores perspectivas possíveis, continuamos seguindo nosso plano de expansão. Estamos dobrando o tamanho do nosso escritório para comportar os funcionários admitidos durante a pandemia que, em sua maioria, continuam em home office”, disse o gerente comercial da Genyx, Bruno Catta Preta, em entrevista ao Portal Solar.

O executivo avalia que o mercado solar brasileiro está descolado do restante da economia e cita projeção da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR) de que em 2021 serão adicionados mais de 4,9 gigawatts (GW) de potência instalada, somando as usinas de grande porte e os sistemas distribuídos.

“Temos orgulho de, pelo terceiro ano seguido, figurarmos entre as maiores distribuidoras de produtos para energia solar do país. Nossa empresa está pronta para atender o mercado, somos a única distribuidora nacional a oferecer as três topologias de sistemas, os instalados com micro inversor, com inversores string ou com otimizadores de potência, além da exclusiva Smartflower”, conta Catta Preta.

Ele afirma que o objetivo para o futuro é estar cada vez mais próximo de seu público, que são os integradores. “Vamos participar de feiras e eventos em todas as regiões do Brasil, assim que for possível e seguro. Como gerente comercial da Genyx, quero ter o prazer de poder receber a maior quantidade possível de empresários do setor solar, afinal de contas negócios são realizados por pessoas.”

O executivo acredita que o novo regramento para a geração distribuída (GD), em discussão no Congresso e na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) não devem trazer mudanças bruscas. “A discussão sobre a regulação do setor é algo que tratamos com muita naturalidade, sabemos que faz parte do processo de amadurecimento do nosso setor, e acreditamos que não ocorrerá nenhuma mudança abrupta que chegue a inviabilizar os negócios.”

Ele também entende que questões cambiais, como a desvalorização do Real em relação ao dólar, devem fazer parte do plano de negócio de quem trabalha com produtos importados. Catta Preta assinala que, em 2020, a Genyx conseguiu adaptar-se rapidamente ao cenário causado pela pandemia.

“Tivemos que transferir quase todos nossos funcionários para o regime de trabalho em home office em março. Imediatamente começamos uma serie de treinamentos e remodelagem da nossa forma de trabalhar para mantermos o padrão Genyx de qualidade. Passado o momento de baixo volume de negócios que o mercado teve entre os meses de março e maio, retornamos a patamares pré-pandemia, e finalizamos a ano com um crescimento recorde”, conta.

“Além disso, nos consolidamos como a principal distribuidora de micro inversores Hoymiles do Brasil, fizemos parceria com a SolarEgde, ofertando em primeira mão os inversores monofásicos, com opção de carregador de carro elétrico, que sabemos que é uma grande tendência mundial.”

Por fim, ele destaca o papel pioneiro da empresa, fundada em 2011. “Estamos no mercado antes de existir a resolução normativa que regulariza o setor, a REN 482 de 2012. Nosso país apesar de ter entrado tardiamente na corrida pela instalação de sistemas fotovoltaico, apresentou uma rápida evolução. Fechamos 2019 ocupando a décima sexta posição no ranking mundial.”

“Nosso posicionamento como distribuidora de produtos sempre foi de assumirmos a responsabilidade de fazer a curadoria dos melhores produtos, e ajudar na formação e desenvolvimento do mercado solar. Oferecemos constantemente curso e treinamentos gratuitos que ajudam a qualificar e profissionalizar nosso segmento.”

Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

PETROBRAS-ANUNCIA-ENTRADA-NO-SETOR-DE-ENERGIA-SOLAR
Negócios

Petrobras anuncia entrada no setor de energia solar

Companhia firmou acordo para formar uma joint venture com a Lightsource bp para expandir atuação em renováveis no Brasil

17/12/20252 min de leitura

POWERSAFE-AVANCA-NA-LOGISTICA-REVERSA-DE-BATERIAS
Negócios

Powersafe avança na logística reversa de baterias

Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers

12/12/20252 min de leitura

DAH-SOLAR-LANCA-PLACAS-SOLARES-COLORIDAS-NO-MERCADO-BRASILEIRO
Negócios

DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro

Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão

03/12/20252 min de leitura

FABRICANTE-DE-BATERIAS-LANCA-E-COMMERCE-E-APOSTA-EM-SOLUCOES-PORTATEIS
Negócios

Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis

Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre

27/11/20252 min de leitura

BANCO-BV-E-POWERSAFE-LANCAM-FINANCIAMENTO-PARA-ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA
Negócios

Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia

Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas

14/11/20251 min de leitura

GESTAO-DE-USINAS-BASEADA-EM-DADOS-E-ESSENCIAL-PARA-O-RETORNO-DO-INVESTIMENTO
Negócios

Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento

Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener

20/10/20252 min de leitura

COM-MODELO-DE-GESTAO-DE-CREDITOS-DE-ENERGIA-WATTIO-PLANEJA-EXPANSAO
Negócios

Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão

Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas

30/09/20252 min de leitura

ALBIOMA-CONTRATA-R-120-5-MILHOES-DO-BNDES-PARA-PROJETOS-DE-MINI-GD
Negócios

Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD

Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp

23/09/20252 min de leitura