Fronius prevê crescimento de 50% nas vendas no Brasil em 2022
Fabricante aposta em soluções que permitirão entrada no mercado de usinas de grande porte


A Fronius prevê crescimento de 50% nas vendas no Brasil no próximo ano, em relação ao desempenho de 2021. Em entrevista ao Portal Solar, o gerente comercial da unidade de energia solar da companhia, Alexandre Borin, justifica a projeção pelo lançamento de soluções que permitirão atuação em projetos fotovoltaicos de maior porte.
“Estamos entrando com novos produtos que vão possibilitar a entrada em um segmento que nós não explorávamos, que é o de usinas acima de 500 kW”, detalhou o executivo, destacando o inversor da linha Tauro, voltada para o uso comercial e industrial.
Borin avaliou que 2021 foi um ano desafiador, com a entrada de muitos concorrentes no Brasil. “Principalmente empresas asiáticas, dispostas a ganhar espaço com preços abaixo do mercado. Então foi difícil manter o market share que estávamos almejando.”
Porém, ele afirmou que a tendência se inverteu no segundo semestre, com melhora da demanda para a companhia. “Vamos fechar o ano com um bom número. Aquém do projetado, mas considerando o cenário mundial de falta de componentes, pandemia e mercado mais retraído no primeiro semestre, está sendo relativamente positivo.”
Oferta
O executivo comentou os impactos de problemas de produção da indústria chinesa, resultantes da falta de disponibilidade de matéria-prima, crise energética e restrições no transporte marítimo.
Borin entende que que pode acontecer uma retração na demanda do mercado no último trimestre de 2021 e no primeiro de 2022 por conta da escassez de painéis.
“Sabemos que têm muitos distribuidores que já estão sentindo a falta do módulo no mercado. Pode dar uma freada no ritmo de crescimento do mercado brasileiro”, disse o gerente.
Ele acredita que, após esse período crítico, deve haver recuperação na oferta. “No segundo trimestre de 2022 em diante, os preços ainda vão estar majorados, mas o fornecimento em si deverá ser restabelecido. Mas acredito que o mercado vai continuar em ascensão.”
Acompanhe notícias sobre energia solar.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

