Franquia de energia solar pode faturar R$ 150 mil já nos primeiros meses de operação
Em 2022, o Portal Solar já selecionou 38 novos franqueados, crescimento de 23,6% em relação a dezembro de 2021


O Portal Solar Franquias, franqueadora com mais de 160 unidades espalhadas no país, realizou uma nova pesquisa para atualizar o potencial de receita do negócio. Considerando o desempenho dos franqueados nos últimos 10 meses, a empresa notou que a franquia de energia solar home-based, ou seja, sem lojas, pode faturar R$ 150 mil por mês já nos primeiros meses de atividade.
Os dados têm como base franqueados com desempenhos consistentes no período e que possuem duas características em comuns: habilidades de vendas e excelência no atendimento ao cliente. “O principal fator de sucesso dos nossos franqueados é poder contar com a credibilidade e competência da marca Portal Solar, construída em 8 anos de atuação no mercado”, afirma o CEO do Portal Solar, Rodolfo Meyer.
Em 2022, a empresa já selecionou 38 novos franqueados, crescimento de 23,6% em relação a dezembro de 2021. Com cerca de 500 mil visitas por mês no site, o Portal Solar é hoje uma das marcas mais conhecidas no setor fotovoltaico, líder nos resultados do Google e com forte presença na mídia.
A empresa tem um modelo de franquia testado e comprovado, que conta com suporte de engenharia, softwares próprios, treinamentos, fundo de marketing com gestão aberta, além da experiência de mais de 15 mil sistemas vendidos.
Com o investimento inicial a partir de R$ 35 mil, a franqueadora recebe mensalmente cerca de 1 mil candidatos interessados em atuar na venda e instalação de painéis solares para casas e empresas.
O lucro médio gira em torno de 20% a 35% sobre o faturamento bruto do serviço de instalação - que poderá ser realizado pela equipe do franqueado ou da próprio franqueadora. O tempo de retorno do investimento varia entre 6 e 9 meses.
Antes de começar a operar, o franqueado recebe treinamento teórico e prático, trilha de conhecimento, enxoval com EPIs, uniformes, drone para visitas técnicas e material de marketing. A franqueadora também é responsável pelas companhas de marketing institucional, desenvolvimento e certificação dos projetos, sem custos adicionais para o franqueado.
Outra vantagem para o franqueado é a ausência de estoque, pois a logística e a segurança dos kits fotovoltaicos são de responsabilidade da franqueadora em São Paulo, que possui equipe dedicada para acompanhar todos os processos.
O Portal Solar também presta consultoria comercial, de marketing, jurídica e de engenharia, no intuito de garantir maior eficiência das unidades, além de ter fornecedores de equipamentos homologados, com as melhores marcas e modelos para oferecer aos clientes.
Franchising consolida recuperação
O segmento de franquias consolidou o movimento de recuperação, revertendo o resultado de 2020, impactado pela pandemia de Covid-19. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento em 2021 somou R$ 185 bilhões, crescimento de 10,7% em relação a 2020.
Entre os fatos que influenciaram esse desempenho estão: novos modelos (home-based e virtuais) e players, retomada dos hábitos de consumo e ganhos de eficiência das redes de franquias (digitalização). Para este ano, a projeção de faturamento da franchising é de R$ 201,7 bilhões (+9%).

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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