Financiamento de energia solar cresce 41% no segundo trimestre
Balanço do Meu Financiamento Solar mostra avanço na liberação de recursos para projetos fotovoltaicos na comparação com o mesmo período de 2023


O volume de recursos liberados pela plataforma Meu Financiamento Solar, especializada em financiamento para projetos de energia solar, cresceu 41% neste segundo trimestre do ano em comparação com o mesmo período de 2023. Segundo balanço da empresa, a maior parte do crédito liberado foi destinada a projetos de residências e empresas no estado de São Paulo.
Além dos paulistas, outros quatro estados integram a lista dos cinco maiores contratantes de crédito na plataforma Meu Financiamento Solar no segundo trimestre: Pará, Bahia, Mato Grosso e Pernambuco.
Para a diretora do Meu Financiamento Solar, Carolina Reis, o maior volume de liberação de créditos neste segundo trimestre é fruto do interesse cada vez maior dos consumidores brasileiros em adotar a energia solar em suas casas, comércios e indústrias.
“Como temos grandes diferenciais em termos de inovação, serviços digitais e facilidade de contratação, somos muito demandados para apoiar os consumidores brasileiros de todas as regiões na transição para a tecnologia fotovoltaica e a consequente redução de gastos e autonomia energética”, apontou a executiva.
Segundo pesquisa da consultoria Greener, de todas as conexões solares em telhados e pequenos terrenos dos últimos anos, cerca de 53% são viabilizadas, em média, por financiamento no Brasil.
Avanço na classe C
Conforme o Meu Financiamento Solar, do total de recursos liberados no segundo trimestre deste ano pela plataforma Meu Financiamento Solar, 48% foram destinados para consumidores da classe C, um crescimento de três pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2023.
Leia mais: Financiamento de energia solar avança na classe C
Já na comparação dos créditos liberados para os consumidores da classe A, há uma queda de um ponto percentual, saindo de 8% de representatividade no período em 2023 para 7% este ano. No caso das liberações de recursos para a classe B, o patamar de 34% de representatividade foi mantido nos dois períodos.
Intersolar South America 2024
O Meu Financiamento Solar estará presente na próxima edição da Intersolar South America, maior exposição e conferência da América Latina para a indústria solar, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), de 27 a 29 de agosto de 2024.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura
Trinasolar prevê retomada do mercado solar brasileiro em 2026
Fabricante avalia que curtailment e mudanças de ex-tarifários trouxeram insegurança para investimentos em 2025 e espera ambiente mais estável no próximo ano
11/09/20253 min de leitura

