Facebook ganhou US$ 9,6 mi para promover combustíveis fósseis
Pesquisa promovida por InfluenceMap traz um levantamento sobre os anúncios nos EUA durante a eleição de Joe Biden em 2020


O estudo divulgado pela organização InfluenceMap, grupo que fornece análises de dados aos investidores, empresas e a mídia sobre questões relacionadas à energia e à mudança climática, divulgou um estudo que mostra que o Facebook ganhou US$ 9,6 milhões em 2020 para promover anúncios pró-combustível fóssil nos EUA.
Cerca de 25 mil anúncios destinados a garantir um lugar no futuro para o petróleo e o gás foram vistos pelo menos 431 milhões de vezes na plataforma. O estudo foi publicado na quinta-feira (5/08) em Londres.
Dos mais de 25 mil anúncios analisados, 48% incluíram a narrativa de que o setor de combustíveis fósseis era "parte da solução" para a crise climática, outros 12 mil anúncios nesta categoria foram vistos 122 milhões de vezes.
A análise categorizou o conjunto de mensagens altamente sofisticado do setor em quatro temas principais: (1) A indústria do gás petrolífero é parte da solução climática; (2) Os benefícios pragmáticos do petróleo e gás; (3) A indústria do petróleo e gás apoia as comunidades locais e a economia; e (4) O setor de petróleo e gás é patrioticamente importante para a independência energética dos EUA.
O maior anunciante foi a ExxonMobil (US $5,04 milhões), seguida pela American Petroleum Institute (API; US $2,97 milhões) e OneAlaska (US $330.000), num total de 25 organizações de petróleo e gás ou seus grupos de defesa.
A pesquisa fez o rastreamento de quando estes anúncios foram colocados no ar e descobriu um pico significativo logo após Joe Biden anunciar seu plano climático de US$ 2 trilhões durante a campanha eleitoral. Este impulso foi mantido até as eleições americanas de novembro daquele ano.

Adonis Teixeira
Jornalista formado pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, com experiência de mais de 12 anos em comunicação. Acompanha o setor elétrico brasileiro há 5 anos, atuando no monitoramento de dados e informações do setor.
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