Fábrica de trackers confirma aposta de longo prazo no Brasil, diz Trina
Empresa afirma confiar no crescimento do mercado de energia solar do país nos próximos anos; produção de rastreadores solares deve ser iniciada em Salvador (BA) até o final do ano


O investimento em uma fábrica de rastreadores solares no Brasil confirma a aposta de longo prazo da Trina no país, afirmou o vice-presidente para a América Latina da Trina Solar, Álvaro García-Maltrás. Em entrevista ao Portal Solar, o executivo demonstrou que a companhia chinesa acredita na continuidade do crescimento do mercado nos próximos anos.
“É verdade que o mercado de geração distribuída (GD) está mais parado esse ano, mas especialmente no segmento residencial. As classes comercial e industrial estão fortes, especialmente no segundo semestre”, disse García-Maltrás.
Ele avaliou que o setor de energia solar enfrentou um cenário de tempestade perfeita no Brasil em 2023, com alta de juros, mudanças regulatórias e preços baixos de energia. “Isso vai contribuir para o mercado se tornar mais eficiente. As empresas que não estão preparadas não vão continuar.”
“Depois que esse momento passar, nossa previsão é de que o mercado brasileiro vai continuar crescendo. A taxa de juros e os custos dos sistemas vão baixar e dificilmente os preços de energia vão seguir tão baixos. A aposta da Trina no Brasil é de longo prazo e esse investimento comprova isso”, destacou.
Fábrica na Bahia
A Trina Tracker anunciou no final de agosto a instalação de uma fábrica de rastreadores solares em Salvador (BA). A planta terá capacidade de produzir 2,5 GW, com possibilidade de expansão de acordo com o aumento da demanda. Além do Brasil, a companhia conta com produção de trackers apenas na China e Espanha.
A expectativa é que a operação seja iniciada até final do ano. De acordo com García-Maltrás, a decisão do investimento foi motivada pelo pleito de desenvolvedores de projetos de energia solar no Brasil. Para obter acesso a linhas de financiamento, é necessário que as usinas atendem requisitos mínimos de equipamentos com fabricação local.
Leia mais: Trina Tracker instala primeira fábrica de rastreadores solares no Brasil
“Esse investimento foi decidido no ano passado por uma razão sensível: nossos clientes requisitaram. A principal motivação é oferecer uma solução que permita o financiamento dos projetos com os bancos de desenvolvimento locais”, detalhou o executivo.
Ele aponta que, além do atendimento a demanda por conteúdo local e prazo de entrega menor, a operação permitirá uma assistência técnica mais adequada. “Quando acontece algum problema na operação, o fabricante de tracker atribui a culpa ao módulo e vice-versa. Com uma solução integrada, a resolução é mais simples.”
Embora o foco principal dos rastreadores sejam os grandes projetos de geração centralizada, García-Maltrás aponta que os equipamentos também podem ser aplicados em projetos de minigeração distribuída. “Atualmente, a maior parte da nossa produção é voltada para a geração centralizada, mas já atendemos usinas de solo de geração distribuída.”

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

