Expansão do setor solar impulsiona busca por seguro de placas fotovoltaicas
Crescimento do número de consumidores com instalações de geração distribuída cria demanda por cobertura contra acidentes e roubos de equipamentos


A expansão do mercado de energia solar no Brasil impulsiona a busca por seguro para sistemas fotovoltaicos, apontam instituições financeiras com atuação no setor. Conforme as empresas, o maior número de consumidores cria uma demanda por proteção contra acidentes e roubos de equipamentos.
Em agosto de 2025, a geração distribuída, modalidade que permite a produção própria de eletricidade por meio de placas solares, supera 6,6 milhões de unidades de consumo, totalizando 42 GW de capacidade instalada. Somente nesse ano, mais de 920 mil consumidores aderiram ao segmento.
“O crescimento da energia solar no Brasil está diretamente ligado à expansão do mercado de seguros especializados. Identificamos que isso representa uma oportunidade para a oferta do seguro para os consumidores que buscam segurança e tranquilidade”, declarou o diretor de seguros, cartões e conta do banco BV, Daniel Monteiro.
A solução oferecida pelo banco BV inclui cobertura contra danos físicos causados por eventos da natureza, como raios, incêndio, vendaval, ciclone e granizo, entre outros fenômenos extremos, além de acidentes elétricos, desmoronamento, roubo ou furto. O produto também oferece serviços de assistência, como diagnóstico de desempenho na geração de energia e limpeza dos painéis e do local afetado por eventuais acidentes.
“Constatamos que quem possui o sistema de placas solares instalado já tem uma necessidade de realizar anualmente a limpeza do conjunto, cujo custo aproximado ficaria muito próximo ao valor do seguro com essa assistência”, destacou o executivo. O custo da cobertura para 12 meses é de 2% do valor do projeto. O ticket médio atual é de R$500.
O banco tem como estratégia oferecer o seguro para clientes que buscam o financiamento solar, segmento em que a instituição é um dos principais players do Brasil. “É nessa hora que mostramos ao cliente como ele pode proteger um investimento tão importante, explicando de forma clara os riscos que o sistema pode enfrentar e como o seguro pode trazer tranquilidade, manter a geração de energia e evitar gastos inesperados”, disse Monteiro.
Conforme o diretor, a adesão tem sido significativa. “Já desde o início, de cada 100 clientes que contratam o financiamento solar cerca de 40 deles contratam o seguro placa solar BV.”
Prevenção
O diretor de seguros patrimoniais da Tokio Marine, Sidney Cezarino, avalia que a principal motivação para contratar um seguro de placa solar é a prevenção contra imprevistos. “A manutenção ou substituição de equipamentos de energia solar, quando não segurada, pode representar um custo elevado, com potencial para comprometer significativamente a operação de uma empresa ou o orçamento familiar”, alertou o executivo.
O produto da companhia oferece cobertura contra riscos como incêndios, raios, explosões, roubos e furtos qualificados, além de danos causados por vendavais, granizo ou qualquer outro evento externo que possa comprometer os equipamentos.
“O segurado, que pode ser uma pessoa física ou jurídica, também pode ampliar a proteção com coberturas adicionais, como danos elétricos e reembolso de despesas com instalação e montagem em caso de sinistro”, detalhou Cezarino.
Além disso, ao contratar o seguro, o cliente conta com uma assistência gratuita que garante a limpeza das placas solares, além de benefícios como o serviço de detecção de falhas na superfície dos módulos fotovoltaicos. Também é oferecido o descarte ecológico dos equipamentos.
A Tokio também oferece um seguro que agrupa em uma única apólice a cobertura para o período de obras civis e instalação e montagem incluindo a fase de teste e comissionamento, amparando o primeiro ano de operação das usinas fotovoltaicas, evitando gap de cobertura na transferência do risco.
Desafios
Para o subscritor de property da Akad Seguros, Paulo Souza, o principal desafio desse segmento é a falta conhecimento, tanto dos consumidores, quanto dos profissionais. “Existe baixo conhecimento do consumidor sobre esse tipo de proteção. Também há a necessidade de educar corretores para que compreendam as particularidades desse nicho e saibam posicioná-lo corretamente.”
A seguradora oferece cobertura contra danos aos painéis solares, equipamentos e possíveis perdas financeiras decorrentes de interrupções no fornecimento de energia, como vendavais, raios ou roubos. Conforme Souza, o custo da apólice gira em torno de 1% a 2% do valor total de um projeto solar, a depender do tamanho, localização e características de cada instalação para criar o perfil do risco.
O desconhecimento sobre este tipo do solução também é visto como o maior empecilho pelo banco BV. “Por se tratar de um seguro lançado recentemente, o principal desafio é ainda o pouco conhecimento dos clientes de forma geral e de que existe muito valor agregado na contratação desta proteção de um investimento tão importante”, apontou Monteiro.
Já Cezarino acredita que a maior dificuldade seja a disseminação da cultura do seguro no Brasil. “Embora o mercado de energia renovável já demonstre maior conscientização nesse sentido, ainda há espaço para avançar. O seguro deve ser visto como um investimento estratégico, essencial para proteger as finanças e garantir a continuidade segura e eficiente dos negócios.”

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

