Eternit realiza primeiros projetos-pilotos com telhas fotovoltaicas de concreto
Desenvolvida no Brasil, a cobertura tem expectativa de retorno sobre investimento de até 5 anos


A Eternit anunciou a realização dos primeiros projetos-pilotos das telhas fotovoltaicas de concreto BIG-F10, em duas residências no interior paulista, totalizando uma capacidade produtiva média de geração de energia de 985 kWh/mês. Por meio de um comunicado aos acionistas e ao mercado em geral, a empresa também informou que iniciou o processo de homologação junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) da versão fotovoltaica da tradicional telha de fibrocimento.
A companhia afirmou que vem cumprindo as etapas do plano de desenvolvimento e a previsão é iniciar a comercialização do produto no final do primeiro semestre de 2021. Em setembro, a Eternit havia divulgado ter conseguido aval do Inmetro para a venda da telha de concreto BIG-F10, que capta energia do sol por meio de células fotovoltaicas aplicadas diretamente sobre ela, substituindo os painéis solares tradicionais, para produzir energia.
Desenvolvida no Brasil, a cobertura tem expectativa de retorno sobre investimento de até 5 anos. A fábrica da Tégula Solar, marca que pertence ao grupo, em Atibaia, interior de São Paulo, produzirá as telhas solares.
A empresa estima que o uso da tecnologia possa reduzir o custo de um sistema solar em até 20%. Para uma residência pequena, são necessárias cerca de 150 telhas; casas de alto padrão devem utilizar até 600 unidades. O restante do telhado pode ser feito com telhas comuns. Os modelos em concreto têm duas opções de acabamento e cinco cores: cinza grafite, cinza pérola, marfim palha, bege colonial e vermelha.
“Estamos estimando uma economia entre 10% e 20% no valor total da compra e da instalação das telhas fotovoltaicas, em relação aos painéis solares montados em cima de telhados comuns”, afirmou o diretor comercial do Grupo Eternit, Rodrigo Inácio.
De acordo com o presidente do Grupo Eternit, Luís Augusto Barbosa, o projeto foi desenvolvido durante um ano para apresentar ao mercado de construção civil o primeiro modelo aprovado feito em concreto, com várias opções de cores e de acabamentos, e células fotovoltaicas integradas no material.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Sungrow encerra 2025 com 3 GW de equipamentos entregues no Brasil
Empresa vê segmento de armazenamento de energia como uma das principais tendências do setor elétrico em 2026
02/01/20262 min de leitura
Petrobras anuncia entrada no setor de energia solar
Companhia firmou acordo para formar uma joint venture com a Lightsource bp para expandir atuação em renováveis no Brasil
17/12/20252 min de leitura
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura