Era do estoque zero no setor solar acabou, diz country manager da SMA
Planejamento de compras e investimento em estoque tornam-se itens estratégicos para operar em um mercado de crescimento acelerado e escassez de equipamentos


O crescimento do setor solar e a expansão da demanda por equipamentos nos últimos aumentam a necessidade de investimento em estoques de segurança, disse o country manager da SMA Brasil, André Gellers.
Em entrevista ao Portal Solar, o executivo destacou que, diante dos problemas na cadeia de produção e falta de insumos, é recomendável investir bastante no planejamento de compras.
“A época do estoque zero acabou”, disse Gellers. “Existe uma pressão inflacionária real, em todos os níveis, e o que nós recomendamos é investir mais no planejamento e fazer compras de segurança na disponibilidade”, completou.
Ele apontou que até cerca de dois anos atrás, o mercado tinha mais oferta do que demanda e esse tipo de preocupação com a entrega não existia. “Agora é muito importante manter estoques de segurança. O planejamento dos clientes deve ser feito de forma mais estruturada, do contrário, ficar sem equipamento pode custar muito mais caro”, alertou Gellers.
Mercado brasileiro
Além de inversores, a SMA apresentou na Intersolar South America, realizada em São Paulo entre 18 e 20 de outubro, soluções voltadas ao armazenamento de energia e mobilidade elétrica.
Gellers destacou que o mercado solar fotovoltaico brasileiro mudou muito desde a edição anterior da feira, realizada em 2019. “A demanda era basicamente por módulos fotovoltaicos. Agora você tem diversas soluções aplicadas a geração de energia solar sendo ofertadas”, disse.
O executivo entende que o setor ainda tem um grande potencial de desenvolvimento no País. "Existe espaço grande de crescimento, aprimoramento dos níveis de conhecimento, melhoria da qualidade dos fornecedores e estabelecimento de regras que proteja o consumidor final. Esperamos que o mercado se sofistique um pouco mais, traga mais qualidade, mas continue crescendo com muita força”, finalizou.
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Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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