Engie e Enel podem iniciar operação de usinas solares no Nordeste
Enel Green Power e Engie foram autorizados a iniciar a operação comercial de sete usinas de geração de energia solar no Nordeste.


Segundo informação divulgada recentemente pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica no Diário Oficial da União, a companhia italiana Enel Green Power e empresas controladas pelo grupo francês Engie foram autorizados a iniciar a operação comercial de sete usinas de geração de energia solar no Nordeste.
Através de sua controladora Solairedirect, a Engie vai começar a geração nas usinas Solaire Floresta I, II e III, todas localizadas em Areia Branca, no Rio Grande do Norte, ao todo totalizam 86 megawatts em capacidade instalada. A companhia também recebeu autorização para operar seu parque solar Assu V, de 30 megawatts, em Açu, no Rio Grande do Norte.
Na Bahia, em Tabocas do Brejo Velho, Enel Green Power, da italiana Enel, recebeu autorizações do regulador para a operação comercial das usinas Ituverava 4, 5 e 6, que somam 84 megawatts em capacidade. Os empreendimentos localizados nestas regiões são estratégicos, pois contam com altos índices de radiação solar.
A região do Nordeste possui 16 projetos de usinas solares em operação, no entanto, novas usinas serão instaladas ao longo dos anos. A região está abrigando vários projetos de energia solar que também servirão para incentivar e estimular o uso da energia solar no Nordeste do Brasil.No ano passado, o Nordeste deu um grande passo por meio do Banco do Nordeste – BND que lançou o FNE SOL, uma linha de financiamento exclusiva para a implantação de projetos de micro e minigeração de energia, contribuindo diretamente para a disseminação no uso da energia solar na região nordestina.
O Nordeste do Brasil tem se destacado no uso de fontes renováveis de energia. O que favorece a região são as longas temporadas de sol e ventos fortes. Além da energia solar, a região é considerada atualmente, o maior polo de produção de energia eólica do país. Diariamente, o Nordeste recebe uma incidência média diária que varia de 4,5 a 6 kWh.
A grande abundância do sol na região faz com que grandes empresas invistam em projetos inovadores e modernos para captar essa fonte limpa de energia, a companhia italiana Enel Green Power e a Engie são exemplos disso. A região do Nordeste apresenta um maior potencial de desenvolvimento de energia solar por suas condições climáticas favoráveis, a energia solar tem tudo para deslanchar no Brasil, por esse motivo muitas empresas investem em nosso país.
Outro exemplo é o do grupo petroleiro norueguês Statoil que investiu US$ 25 milhões no projeto brasileiro de energia solar, Apodi, que pretende levar energia elétrica a 160.000 residências na região nordeste do Brasil. O projeto Apodi deve começar a funcionar a partir do fim de 2018, segundo informações da empresa.
A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável que tem crescido a nível mundial e possui grande potencial no território brasileiro. Nós, do Portal Solar, divulgamos e incentivamos o uso desse recurso. Para isso, auxiliamos os interessados em energia solar fotovoltaica e captação de energia solar a encontrar o seu próprio gerador de energia solar ou painel solar. Para saber mais, não deixe de entrar em contato conosco!

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

