Energisa lança marca que integrará negócios de GD, comercialização de energia e serviços
Batizada de (re)energisa, empresa planeja investir cerca de R$ 2,3 bilhões em projetos renováveis até 2024


A Energisa anunciou nesta quarta-feira (23/03) a nova marca do grupo, a (re)energisa, que integrará e representará os seus negócios não regulados de geração descentralizada através de fontes renováveis, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado. Com a iniciativa, as subsidiárias Alsol Energias Renováveis, Energisa Comercializadora e a Energisa Soluções se transformam em uma única empresa, que terá atuação em todo o território nacional.
"O lançamento da (re)energisa vem em meio a uma visão da Energisa de que o setor elétrico passará por mudanças aceleradas no médio e longo prazo, o que deverá impactar os modelos de negócio das concessionárias”, afirmou a vice-presidente de Soluções Energéticas e líder da (re)energisa, Roberta Godói.
“Nesse sentido, estamos dando um importante passo na consolidação do grupo, oferecendo um ecossistema de soluções. A marca surge para posicionar a Energisa como a empresa capaz de atender as demandas trazidas pelos clientes que estão em busca de redução de custos, uso de energia renovável e serviços de gestão com foco no melhor uso da energia", completou a executiva.
Nova estratégia
A (re)energisa planeja investir cerca de R$ 2,3 bilhões em projetos renováveis até 2024. A atual capacidade instalada de geração distribuída de 77 MWp será ampliada em mais 460 MWp com a construção de mais de 150 usinas fotovoltaicas nos próximos três anos. Conforme a companhia, a meta é ampliar a base atual de clientes de 2 mil pequenas e médias empresas para cerca de 10 mil.
Também faz parte da nova estratégia promover avanços na comercialização de energia no mercado livre, saindo dos atuais 2% de market share para 12% até 2026, considerando o número de clientes
A empresa avalia que a integração dos serviços em uma plataforma única viabiliza uma melhor oferta ao cliente final, já que irá combinar soluções de geração centralizada e descentralizada. Para este salto, a (re)energisa contará com o uso intensivo de analytics e inteligência artificial na gestão e recomendação da melhor opção ao consumidor.
"Estamos construindo dois parques solares na Paraíba, chamados de Rio do Peixe 1 e 2, com 78 MWp. Nossa estratégia é iniciar os parques com energia limpa que será 100% comercializada pela (re)energisa", contou Godói.
A executiva assinalou que a (re)energisa aposta também em novos negócios. "Estamos desenvolvendo projetos de geração de energia a partir de biogás vindo de dejetos animais e vegetais, que vão permitir a exploração de outros subprodutos, como CO2 e biofertilizantes, além de ter a produção de biometano como uma alternativa ao biogás.”
O grupo destacou que, ao mesmo tempo em que se posiciona como um ecossistema próprio de negócios, a (re)energisa atuará em sinergia com as 11 distribuidoras de energia operadas pelo Grupo Energisa, que somam cerca de 8,2 milhões de clientes.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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