Enel lança empresa dedicada a serviços para smart grids
Grindspertise fornecerá soluções de medição e digitalização para redes inteligentes de energia


O Grupo Enel lançou uma empresa de serviços para redes inteligentes de energia (smart grids), a Gridspertise. A subsidiária fornecerá soluções em três áreas principais: medição e digitalização de tecnologias de interface com a rede (grid-edge), digitalização de infraestrutura de redes e digitalização de operações de campo.
O CEO da Gridspertise, Robert Denda, explicou que a missão da empresa é tornar-se um parceiro confiável para operadores de sistemas de distribuição em todo o mundo.
“A empresa ajudará distribuidoras de energia de qualquer tamanho e em qualquer localidade a implementar soluções integradas de rede inteligente, a fim de atender às crescentes necessidades dos usuários de rede e dos clientes finais de eletricidade", detalhou o executivo.
O CEO do Grupo Enel, Francesco Starace, afirmou que a transição energética deve se basear numa eletricidade renovável distribuída de maneira eficiente por redes inteligentes, abertas a todos os players de energia dispostos a contribuir para um futuro totalmente elétrico.
“Redes inteligentes confiáveis e flexíveis são o principal facilitador e contribuidor para as metas de descarbonização e de profunda eletrificação, abrindo caminho para nossos objetivos de carbono-zero", apontou Starace.
O responsável global Infrastructure and Networks da Enel, Antonio Cammisecra, declarou que a iniciativa reúne a expertise da companhia na digitalização progressiva de suas redes ao redor do mundo, composta por mais de 2,2 milhões de quilômetros de linhas de energia monitoradas por centenas de milhares de pontos de controle remoto.
“Os vinte anos de experiência da Enel no campo de medidores inteligentes, bem como uma gestão digital eficiente de mais de 30 milhões de operações de campo, executadas anualmente em 13 empresas de distribuição em 8 países, garantem que todas as soluções que a Gridspertise oferecerá serão confiáveis e testadas em campo em escala", assinalou Cammisecra.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

