Empresários estão otimistas com a retomada dos negócios, diz KPMG
Pesquisa mostra maior confiança dos brasileiros com o avanço da vacinação no País


Todas (100%) as empresas brasileiras estão otimistas com a retomada dos negócios com o avanço da vacinação contra a Covid-19, aponta pesquisa da KPMG. As 38 companhias ouvidas em agosto relataram maior otimismo em relação ao levantamento anterior, realizado em abril.
A título de comparação, na edição anterior da pesquisa, 85% estavam otimistas com a retomada dos negócios após o início da vacinação e 15% não estavam.
Também foi questionando em quanto tempo os respondentes acham que o setor em que as empresas deles atuam voltará a operar normalmente, com a vacinação em andamento. A maioria (84,21%) estimou que isso ocorrerá de 6 meses a 1 ano. Para 13,16% o prazo é de 2 a 5 anos e para 2,63% não voltará mais a operar normalmente.
Questionados se o anúncio de novas cepas do coronavírus em circulação no País vai impactar o plano de retomada dos seus negócios, a maioria dos participantes (86,84%) disseram que não, e que vão manter o mesmo plano de retomada. Para 13,16% a resposta foi sim, e que irão repensar o plano de retomada.
O sócio-líder de clientes e mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul, Jean Paraskevopoulos, avalia que a pesquisa evidencia que os empresários brasileiros estão mais confiantes com a retomada e o futuro dos negócios.
“O avanço da vacinação tem sido determinante para proporcionar mais segurança para os executivos e a sociedade em geral. Ainda assim, todos os aprendizados desse período devem ser mantidos e aperfeiçoados, principalmente os esforços direcionados para redução de custos, ampliação da competitividade, investimentos em inovação, experiência do cliente e geração de negócios", disse Paraskevopoulos.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

