EDP Renováveis alcança 12,6 GW em usinas em operação e mira expansão
Companhia tem previsão de crescer a carteira de projetos no curto prazo


A EDP Renováveis adicionou 2,1 GW em empreendimentos de energia renovável no primeiro semestre, atingindo 12,6 GW em usinas em operação no mundo. No início de julho, a companhia estava, ainda, com 2,9 GW em projetos em construção, sendo 2.195 MW de fonte eólica terrestre, 421 MW de energia fotovoltaica e 269 MW correspondentes a participações em projetos eólicos offshore.
No primeiro semestre do ano, a EDPR produziu 15,3 TWh de eletricidade limpa (+5% de ano para ano), evitando a emissão de 10 milhões de toneladas de CO2. No mesmo período, a companhia incorporou 691 MW de capacidade eólica e solar.
Segundo o comunicado, a EDPR tem previsão de crescer a carteira de projetos no curto prazo. A empresa negocia 3,7 GW em contratos de compra e venda de energia e tem previsão de participar de leilões ainda em 2021.
Além disso, a EDPR está expandindo a sua presença geográfica para capturar oportunidades de crescimento em mercados atrativos. Destaque para a entrada da empresa em mercados com elevado potencial de crescimento em renováveis no longo prazo, tais como o Reino Unido, Chile, Vietnã e Polônia.
"Apesar de encerrarmos o primeiro semestre do ano com resultados afetados por vários fatores, tais como o clima nos EUA, confirmamos o nosso compromisso de crescimento em novos mercados atrativos com potencial", disse o CEO da EDPR, Miguel Stilwell d'Andrade.
“A dinâmica da internacionalização da empresa, juntamente com a força da nossa estratégia de rotação de ativos, bem como o bom desempenho dos nossos negócios na Europa e no Brasil, permite-nos ser otimistas quanto ao restante do ano. O setor das renováveis está vivendo um momento de grande destaque e a EDPR está bem-posicionada para aproveitar a oportunidade e liderar a descarbonização da economia", completou.
Novo contrato
A EDP Renováveis também anunciou nesta quarta-feira (28/7) um contrato para a venda da energia solar fotovoltaica nos Estados Unidos por 25 anos. A usina de 200 MW está em construção no estado do Arizona, com previsão de operação em 2023.
A companhia tem agora 2,5 GW de capacidade solar assegurada para instalar até 2023. “O sucesso da EDP Renováveis em assegurar novos contratos reforça o seu perfil de baixo-risco e a sua estratégia de crescimento baseado no desenvolvimento de projetos competitivos com visibilidade de longo-prazo”, diz o comunicado da empresa.
Acompanhe mais notícias de energia solar.

Wagner Freire
Jornalista com Bacharel em Comunicação Social pela FMU e pós-graduado em Finanças. Especialista com mais de 10 anos de experiência na cobertura do mercado de energia elétrica, tendo trabalhado no Estadão, CanalEnergia, Jornal da Energia, Revista GTD e DCI.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

