EDP prevê investimento de 25 bi de euros para fontes renováveis em novo plano estratégico
Companhia ainda anunciou o fechamento do capital da EDP Brasil, mediante aporte de 1 bilhão de euros


A EDP divulgou nesta quinta-feira (02/03) um novo plano estratégico em que prevê investimento de 25 bilhões de euros até o ano de 2026 para potenciar energias renováveis e suportar os compromissos de neutralidade carbônica do grupo. A companhia ainda anunciou o fechamento do capital da EDP Brasil, financiado pelo aumento de capital da EDP em 1 bilhão de euros.
Para o ano, a empresa estimou um rendimento líquido recorrente de mais de 1 bilhão de euros até 2026, com o crescimento anual médio entre 12% e14%. O ebitda recorrente também deve ser positivo, com 5,7 bilhões e crescimento do investimento anual em 6% até o período.
A proposta do novo plano é dar suporte aos compromissos de neutralidade carbônica da companhia e seguir uma abordagem seletiva e disciplinada, alocando 85% do investimento em renováveis, clientes e gestão de energia e 15% em redes de eletricidade em mercados de elevado crescimento e baixo risco, em quatro hubs regionais: Europa (40% do investimento), América do Norte (40%), América do Sul (15%) e Ásia-Pacífico (5%).
A expectativa para a taxa de investimento anual da companhia é em aumentar 30%, em comparação com o plano anterior, para 6,2 bilhões de euros. O ritmo de adição de nova capacidade renovável tem a previsão de aumento mensal para 4,5 GW por ano, totalizando 18 GW até 2026. O objetivo é atingir uma capacidade instalada de renováveis em 33 GW daqui três anos e com a ambição de chegar a 50 GW até 2030.
"Hoje ampliamos a nossa ambição de liderar a transição energética apoiados por um portfólio competitivo e resiliente, finanças sólidas, uma equipa empoderada e a vontade de contribuir para um mundo climático positivo para as futuras gerações. Este Plano Estratégico reforça a nossa ambição de crescimento, ao mesmo tempo em que impulsiona ainda mais o nosso compromisso com o planeta e cria valor superior para todos", afirmou o presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade.
Além disso, o investimento em energias renováveis será diversificado por meio de tecnologias, incluindo eólica onshore (40%), solar de grande escala (40%), solar distribuído (12%), eólica offshore (5%) e armazenamento e hidrogénio (3%).
Fechamento de capital
A a EDP anunciou nesta quinta-feira (02/03) o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) de 100% sobre a sua subsidiária cotada EDP Brasil, detida a 56,05% (posição consolidada de 57,55%), visando a sua retirada de bolsa numa transação que gera valor.
Conforme a companhia, a operação visa também simplificar a organização empresarial. A oferta será financiada por um aumento de capital de 1 bilhão de euros na EDP, colocado junto de investidores institucionais, e proporcionará uma maior flexibilidade para gerir a presença integrada do grupo neste mercado.
A EDP já tem o compromisso da CTG, ADIA e GIC, num montante agregado de até 600 milhões de euros, sujeito às condições finais de mercado. A retirada da EDP Brasil da bolsa deverá estar concluída no segundo semestre de 2023.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
Artigos que podem te interessar
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura
Trinasolar prevê retomada do mercado solar brasileiro em 2026
Fabricante avalia que curtailment e mudanças de ex-tarifários trouxeram insegurança para investimentos em 2025 e espera ambiente mais estável no próximo ano
11/09/20253 min de leitura

