EDP mira ainda mais em energia solar no Brasil
Empresa coloca usinas hidrelétricas à venda para investir somente no segmento fotovoltaico


A EDP planeja migrar ainda mais para o setor de energia solar com o anúncio da venda de três das seis usinas hidrelétricas que opera no Brasil: Cachoeira Caldeirão (AP), Santo Antônio do Jari (AP) e Mascarenhas (ES), que juntas chegam ao total de 800 MW.
A iniciativa tem duas missões principais: a primeira é levantar recursos para que os investimentos em energia solar fotovoltaica ocorram o mais rápido possível, já que é um dos principais setores em que a empresa pretende investir. E a segunda é diminuir o risco do portfólio ligado às hidrelétricas, cuja fonte tem enfrentado grandes obstáculos em relação à escassez.
Segundo o novo presidente da EDP Brasil, João Marques da Cruz, até o fim de 2025, a EDP terá mais geração do que tem hoje, sendo assim a empresa não irá descartar as hidrelétricas, porém irá contar mais com a energia solar.
Com 54.753 kWh de energia instalada, a EDP traz soluções de energia solar tanto para prédios e casas, permitindo a sua própria produção e consumo de energia. Por ano, as placas e usinas de energia solar da EDP chegam a reduzir 17 toneladas de CO2 emitidos na atmosfera.
Em 2018, a empresa construiu uma usina de energia solar que fornece 100% de energia sustentável para 88 agências do Banco do Brasil no estado de Minas Gerais, só nesse projeto a redução de gases emitidos chegar a uma tonelada por ano, ou seja, o equivalente a mais de 7 mil árvores plantadas. Com os investimentos do ano que vem, que virão da venda das hidrelétricas, a EDP irá contribuir ainda mais com o desenvolvimento sustentável.

Cristiane Pinheiro
Jornalista, formada pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, com quase 30 anos de experiência no segmento de Comunicação. Tem especializações em jornalismo impresso pelo Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado, do Grupo O Estado de S. Paulo, e em televisivo pela Rede Globo de Televisão, São Paulo, e pelo Senac – Centro de Comunicação e Artes. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 10 anos.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

