Danfoss terá energia solar em todas as instalações da América do Norte
Empresa firmou compra de cerca de 75 MW de uma fazenda solar no Texas, Estados Unidos


A Danfoss assinou um contrato, com a empresa de financiamento de projetos CIG Capital, para a compra de cerca de 75 MW de energia solar de uma fazenda solar no Texas, Estados Unidos, a partir de 2025. O prazo inicial do contrato é de 12 anos, permitindo com a companhia substitua totalmente seu consumo anual de eletricidade na América do Norte por energia verde até pelo menos 2037.
O acordo fará com que a empresa gere eletricidade para alimentar suas 24 fábricas e 36 escritórios na região norte-americana, e isso fará com que a Danfoss reduza sua pegada de carbono em 75%.
O início das obras está programado para acontecer em novembro de 2023, e a expectativa é de que a fazenda esteja totalmente operacional em 2025. A capacidade da fazenda solar está projetada para ser de 509 MW de energia solar, dos quais a Danfoss utilizará 15%.
O chefe de ESG e descarbonização, Global Services Real Estate, na Danfoss, Soren Revsbech Dam, ressaltou o comprometimento da companhia em atingir suas metas globais de descarbonização até 2030.
“Esse acordo para garantir energia verde para nossas operações na América do Norte reduzirá nossas emissões globais em 21%. Esse não é apenas um passo significativo em nossa jornada para nos tornarmos neutros em carbono, mas também demonstra que levamos a sério a ideia de colocar a sustentabilidade no centro de nossos negócios", disse.
De acordo com a empresa, o próximo passo será a redução e reutilização de energia em todas as suas unidades na América do Norte, empregando várias tecnologias da Danfoss, como compressores isentos de óleo, de velocidade variável e outras soluções de aquecimento e refrigeração que dão suporte à recuperação de calor e à eficiência energética.
A Danfoss já observou progresso na dissociação do impacto ambiental do crescimento dos negócios, apresentando uma redução de 7% nas emissões de escopo 1 e 2, enquanto cresce 15% organicamente em 2022.
Além disso, o campus da sede da Danfoss, com 250.000 m², na Dinamarca, tornou-se neutro em carbono em 2022. A neutralidade de carbono foi alcançada por meio de projetos de economia de energia, utilização do excesso de calor de processos fabris e data centers, fornecimento de energia verde e compensação de emissões residuais.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

