Complexo turístico terá 35% da energia consumida de fontes renováveis
Empreendimento será o primeiro do Brasil a usar vidros fotovoltaicos, além de contar com painéis solares nas coberturas das edificações e pequenas usinas


O empreendimento Maraey, que será construído em Maricá, na Costa do Sol do Rio de Janeiro, terá o uso de energia renovável como sua principal fonte de geração de energia. O objetivo do empreendimento é que 35% da energia elétrica a ser gerada nas áreas comuns e nas edificações seja atendida por meio de fontes limpas, entre as quais energia solar, biogás e mini eólicas. A previsão é gerar em média 13,1 GWh/ano.
O complexo será o primeiro empreendimento no País a usar vidros fotovoltaicos, além de contar com 57 mil metros quadrados de painéis solares nas coberturas das edificações e pequenas usinas localizadas nos lotes.
Além da energia solar, a estudos para utilização de outras fontes renováveis, como biogás, gerada a partir do processo de tratamento de esgoto, e energia eólica, com mini turbinas de eixo vertical.
"Estamos utilizando as mais avançadas tecnologias do mercado para desenvolvermos um empreendimento exemplar e, consequentemente, ajudar na criação de uma comunidade mais sadia, sustentável e resiliente", afirma o CEO de Maraey, Emilio Izquierdo.
Outra medida sustentável do projeto é ter 55% da frota que circulará no complexo composta por veículos elétricos ou híbridos. Para abastecê-los, o empreendimento disponibilizará postos de recarga em diversos pontos. A estimativa, quando o empreendimento estiver em plena operação, é que mais de 8 mil veículos híbridos e elétricos circulem pelo complexo.
O projeto Maraey é idealizado pela IDB Brasil, que é controlada e administrada por empresas espanholas, Abacus Property Development e o Grupo Cetya. O complexo terá um investimento na ordem de R$ 11 bilhões.
Veja mais notícias sobre energia solar.

Adonis Teixeira
Jornalista formado pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, com experiência de mais de 12 anos em comunicação. Acompanha o setor elétrico brasileiro há 5 anos, atuando no monitoramento de dados e informações do setor.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

