Com nova estratégia, JA Solar mira expansão no mercado brasileiro

Empresa passou a focar em distribuidores de equipamentos e desenvolvedores de projetos, e tem meta de comercializar 1 GW por ano até 2024

COM NOVA ESTRATÉGIA, JA SOLAR MIRA EXPANSÃO NO MERCADO BRASILEIRO
Foto: Reprodução Web

A JA Solar Brasil,  braço da fabricante chinesa de equipamentos fotovoltaicos, traçou uma nova estratégia para atuar no mercado brasileiro e já colhe os primeiros resultados. A empresa tem concentrado esforços para comercializar os produtos para distribuidores de equipamentos e desenvolvedores de grandes projetos, mas sem perder de vista o atendimento aos integradores. 

Sem poder citar números do ano corrente, o country manager da JA Solar Brasil, Fernando Castro, afirmou que as vendas triplicaram no primeiro semestre de 2021. No ano passado, a companhia comercializou cerca 180 megawatts (MW) em módulos fotovoltaicos no País.

Apesar do avanço, executivo contou ao Portal Solar que o volume está distante dos principais competidores. A companhia tem a ambição de estar entre os líderes de vendas no Brasil e definiu como meta comercializar, por ano, 1.000 MW em módulos solares até 2024. 

“No mundo, estamos sempre no top quatro e esse é nosso desejo para o Brasil. Acreditamos ser possível cumprir essa meta levando em conta nossas projeções e o desempenho dos concorrentes”, disse Castro.

A produção de energia elétrica por meio da luz do Sol segue em expansão por aqui. Nas próximas semanas mais um marco histórico deve ser comemorado: 10 GW em capacidade fotovoltaica em operação.

O Brasil conta com 9,66 GW de capacidade instalada solar, com 6,2 GW na modalidade descentralizada (GD) e 3,4 GW na modalidade centralizada (grandes usinas). Os projetos em construção somam 2,68 GW, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Leia maisTecnologia solar está próxima de alcançar 10 GW no Brasil

 A companhia está ampliando seu time de vendas e planeja para o próximo ano oferecer serviços, suporte técnico e um entreposto aduaneiro. “Estamos conduzindo uma reestruturação de nossas operações para crescer no mercado", afirmou Castro. 

O executivo garante que o perfil tecnológico dos módulos comercializados no Brasil está em linha com os demais mercados do mundo, com o equipamento de 535 Wp de potência como o carro-chefe de vendas.

Em relação à disparada dos preços dos fretes, matéria-prima e câmbio, Castro indica que são fatores de dificuldades, mas que não impedirão o crescimento do mercado de energia solar brasileiro.

“A instabilidade e valorização do dólar afetam o mercado, mas são desafios normais. Vemos o custo da energia aumentando e, independente desses pontos, o setor solar cresce com inovação. É um caminho sem volta”, disse o executivo.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

POWERSAFE-AVANCA-NA-LOGISTICA-REVERSA-DE-BATERIAS
Negócios

Powersafe avança na logística reversa de baterias

Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers

12/12/20252 min de leitura

DAH-SOLAR-LANCA-PLACAS-SOLARES-COLORIDAS-NO-MERCADO-BRASILEIRO
Negócios

DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro

Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão

03/12/20252 min de leitura

FABRICANTE-DE-BATERIAS-LANCA-E-COMMERCE-E-APOSTA-EM-SOLUCOES-PORTATEIS
Negócios

Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis

Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre

27/11/20252 min de leitura

BANCO-BV-E-POWERSAFE-LANCAM-FINANCIAMENTO-PARA-ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA
Negócios

Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia

Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas

14/11/20251 min de leitura

GESTAO-DE-USINAS-BASEADA-EM-DADOS-E-ESSENCIAL-PARA-O-RETORNO-DO-INVESTIMENTO
Negócios

Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento

Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener

20/10/20252 min de leitura

COM-MODELO-DE-GESTAO-DE-CREDITOS-DE-ENERGIA-WATTIO-PLANEJA-EXPANSAO
Negócios

Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão

Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas

30/09/20252 min de leitura

ALBIOMA-CONTRATA-R-120-5-MILHOES-DO-BNDES-PARA-PROJETOS-DE-MINI-GD
Negócios

Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD

Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp

23/09/20252 min de leitura

AXIAL-FIRMA-FORNECIMENTO-PARA-70-MWP-EM-PROJETOS-SOLARES-NO-BRASIL
Negócios

Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil

Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país

19/09/20251 min de leitura