Canadian Solar planeja entrada no mercado de rastreadores solares
Companhia tem estratégia de se tornar provedora de soluções completas para o setor fotovoltaico, incluindo módulos, inversores e armazenamento de energia


A Canadian Solar planeja entrada no mercado de rastreadores solares, como parte da estratégia de se tornar uma provedora de soluções completas para o mercado fotovoltaico. A companhia, uma das maiores fabricantes do mundo de módulos, passou a produzir mais recentemente inversores e soluções de armazenamento.
Leia mais: Canadian Solar anuncia construção de fábrica de US$ 9 bilhões na China
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/
Em entrevista concedida ao Portal Solar durante a Intersolar South America, o diretor comercial da Canadian Solar, Alexandre Borin, falou dos planos da empresa e das perspectivas para o mercado Brasileiro. “Nós queremos nos diferenciar e ser uma provedora de soluções nos segmentos residencial, comercial e utility.”
O executivo afirmou que a fabricante planeja atuar futuramente na produção de trackers, de forma que integradores e desenvolvedores poderão comprar todos os equipamentos necessários da mesma marca.
“Em setembro, vamos entrar com soluções de armazenamento, com contêineres de baterias para grandes usinas e inversores híbridos para o mercado residencial. O mercado brasileiro tem muitos players e queremos nos destcar sendo um provedor único de soluções para o setor fotovoltaico”, assinalou.
Geração distribuída e centralizada
Na avaliação de Borin, o mercado de geração distribuída (GD) vai continuar crescendo de forma significativa no Brasil nos próximos anos. Já o mercado de geração centralizada (utility) traz mais incertezas, por ter maior dependência de políticas de incentivo e uma maior abertura do mercado livre de energia.
“Mesmo com a entrada da lei 14.300, que estabelece o Marco Legal da GD, o mercado vai seguir acelerado. Não sabemos exatamente como vai ficar o retorno do investimento, mas vai seguir vantajoso, porque o custo de energia não vai parar de aumentar. Não vemos nenhuma redução de mercado”, detalhou o executivo.
“Enxergamos um crescimento mundial na utility, especialmente na Europa, por conta da guerra na Ucrânia. Está se buscando muito mais energia renovável. No Brasil, também esperamos avanço, mais ainda é um pouco incerto. A GD tem um crescimento mais constante.”

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

