Brasil será um grande mercado para o armazenamento de energia, diz SolarEdge
Gerente geral da companhia para a América Latina avalia que novas regulações e aumento da conta de luz vão impulsionar soluções com baterias em conjunto com a geração solar


A combinação de novas regulações com o aumento progressivo dos custos de energia deve impulsionar o mercado de armazenamento de energia no Brasil, avalia o vice-presidente e gerente geral da SolarEdge para a América Latina, Daniel Huber.
Lei mais: SolarEdge inaugura fábrica de baterias de íon-lítio na Coreia do Sul
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/
Em entrevista ao Portal Solar durante a Intersolar South America, o executivo afirmou que a expansão da energia solar no mercado brasileiro deverá trazer oportunidades para tecnologias associadas a geração fotovoltaica para consumidores residenciais e comerciais.
“Vemos o mercado brasileiro como muito sólido e estratégico para energia solar e, olhando para o futuro, vemos que será um grande mercado para o armazenamento de energia. As instalações residenciais já são representativas e seguem expandindo. A combinação das novas regulações como os preços de energia irá impulsionar o armazenamento”, disse Huber.
Entre os avanços regulatórios que devem auxiliar o desenvolvimento do mercado de energia solar e as soluções de gerenciamento e armazenamento associadas estão o Marco Legal da Geração Distribuída, a maior abertura do mercado livre de energia e regulamentação técnicas de sistemas com baterias e inversores híbridos.
O executivo acredita que o mercado deverá continuar crescendo, mesmo com as novas regras tarifárias impostas pela Lei 14.300. “A Solar Edge está crescendo significativamente no Brasil, tanto instalações residenciais quanto em comerciais. Estamos bastante otimistas.”
Nos próximos anos, soluções de armazenamento e gerenciamento de energia vão ganhar mais espaço no mercado. Ainda é um segmento relativamente pequeno, mas trará muitas oportunidades. Nós estamos posicionados para oferecer todo esse ecossistema de soluções relacionadas a geração solar”, finalizou.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

