Brametal apresenta estruturas metálicas e sistema de automação para usinas
Lançamentos ocorrem durante a Intersolar South America 2025, realizada em São Paulo (SP)


A Brametal apresenta novidades durante a Intersolar South America 2025, que acontece de 26 a 28 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A empresa traz soluções em estruturas metálicas para usinas em solo, sistema próprio de automação para trackers (seguidores solares) e ampliação dos serviços de retrofit no mercado interno.
Em parceria com a REIVAX, a Brametal lança uma solução de automação para os seguidores solares. Conforme a empresa, com comunicação sem fio (Zigbee), a nova tecnologia permite controle, segurança operacional e funções avançadas de acionamento, assegurando rápida resposta e alto nível de automação para usinas solares.
Outra novidade é a Brafix Lite, uma estrutura compacta, leve e resistente. Desenvolvida com especificação única para atender com rapidez e eficiência diferentes demandas, sem necessidade de customização, permitindo entregas rápidas e custo competitivo.
Nos serviços de retrofit, a Brametal, que possui mais de 200 megawatts já modernizados no país, busca aumento contínuo de eficiência energética, valorização do ativo e adequação às normas técnicas e padrões atuais.
Com uma unidade de produção verticalizada em Linhares (ES), engenharia própria e alta capacidade produtiva, a empresa oferece tecnologia e eficiência para revitalizar empreendimentos, garantindo a continuidade da geração de energia com desempenho otimizado.
Entre 2019 e 2025, a Brametal participou da implantação de 280 usinas solares em todo o Brasil, somando 941 megawatts-pico (MWp) de potência instalada. “Essa trajetória reforça o protagonismo da empresa na expansão da matriz energética renovável do país e sua capacidade de atender projetos de diferentes portes, do Norte ao Sul”, comentou o gerente da unidade Solar da Brametal, Rafael Rodrigues de Souza.
“A companhia também se destaca pelo suporte contínuo a distribuidores, integradores e EPCistas. Com engenharia de ponta, pós-venda estruturado e produção nacional, oferece soluções inovadoras e de alta qualidade, sempre com foco na transição energética e no crescimento sustentável do setor solar no Brasil”, acrescentou.
Para o executivo, o diferencial de ser uma indústria 100% nacional é a proximidade com clientes e parceiros, um dos grandes trunfos da Brametal. “Mais do que entregar produtos, a empresa atua como parceira estratégica dos projetos, garantindo que cada usina opere dentro de sua performance esperada durante todo o ciclo de vida”, conclui.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Petrobras anuncia entrada no setor de energia solar
Companhia firmou acordo para formar uma joint venture com a Lightsource bp para expandir atuação em renováveis no Brasil
17/12/20252 min de leitura
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura

