BayWa r.e. acredita no crescimento sustentável do setor solar brasileiro
Empresa alemã de energia renovável anunciou a aquisição da Ribeiro Solar e mira segmento de geração distribuída do país


A BayWa r.e acredita no crescimento de longo prazo do mercado de energia solar do Brasil e vê o país como uma porta de entrada para atuar na América do Sul. A companhia alemã de energia renovável anunciou a aquisição da Ribeiro Solar durante a Intersolar South America 2023. Em entrevista ao Portal Solar, o diretor de comércio solar nas Américas da BayWa r.e., Daniel Marino, afirmou que acredita em um cenário positivo para os próximos anos.
“Nós vemos um futuro brilhante para energia solar e também para o armazenamento de energia com baterias. Mercados passam por altas e baixas, mas, na média, haverá crescimento nos próximos dez anos. O Brasil precisa de mais energia, os preços da eletricidade vão subir e os consumidores estão interessados”, destacou o executivo.
Questionado sobre o atual momento do segmento de geração distribuída, que enfrenta uma desaceleração em 2023 após anos de crescimento exponencial. Marino destacou que todos os grandes mercados de energia solar do mundo enfrentaram situações parecidas.
“Olhando para última década, é possível encontrar um ou mais momentos de dificuldades nos mercados mais maduros. Mas eles sempre voltaram a crescer. Olhando para o futuro, eu tenho certeza de que haverá algum novo problema no Brasil em cinco ou seis anos, mas nós somos investidores de longo prazo. Eu acredito que o mercado terá um crescimento sustentável”, assinalou.
A CEO da Ribeiro Solar, Liciany Ribeiro, aponta que o investimento representa um excelente sinal para o mercado brasileiro. “Em um momento em que o setor passa por tantos rumores, uma empresa alemã presente em diversos países decide investir no Brasil. Nosso segmento está passando por muitos ajustes, mas eles também já passaram por isso.”
A executiva acredita que 2024 será um ano mais positivo. “Haverá mais oportunidades, com essa parceria ampliando nosso portfólio de soluções, trazendo novas tecnologias e maior bancabilidade para nossa operação. Tudo isso vai permitir atingir números melhores. Também acreditamos que o mercado estará melhor.”
Estratégia de expansão
Marino explicou que o objetivo da compra da Ribeiro Solar é entrar no mercado de geração distribuída (GD) do Brasil. “Atuamos nesse segmento, incluindo sistemas residenciais, comerciais e rurais. Nós temos uma forte presença na América do Norte e o Brasil, que é um dos cinco maiores mercados de GD mundo, é um ponto de entrada lógico na América do Sul. Nós queremos ter um negócio panamericano.”
Ele explicou que a estratégia da BayWa r.e é crescer através de aquisições. “Nós operamos em 30 países na Europa, América e na Austrália. Quando nós compramos uma empresa, nós não gostamos de mudar as coisas. Nós oferecemos recursos e apoio de marketing e logística, por exemplo, mas deixamos que a gestão local conduza os negócios.”

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

