Aumento na conta de luz impulsiona financiamento de painéis solares no Brasil
Segundo dados da plataforma Meu Financiamento Solar, volume de recursos liberados para projetos fotovoltaicos cresceu 22,7% em setembro


O aumento na conta de luz dos brasileiros tem impulsionado os financiamentos para instalação de painéis solares no Brasil. Segundo dados da plataforma Meu Financiamento Solar, especializada em financiamento para projetos fotovoltaicos de geração própria, o volume de recursos liberados pela empresa cresceu 22,7% no mês de setembro em comparação com agosto, exatamente no mesmo período que entrou em vigor a bandeira tarifária vermelha, motivados pela seca nos reservatórios das hidrelétricas.
Na avaliação da diretora do Meu Financiamento Solar, Carolina Reis, a energia solar é hoje a principal alternativa buscada pelos consumidores brasileiros para se blindarem da escalada na conta de luz. “Com o acionamento da bandeira vermelha, a tomada de decisão por novas instalações fotovoltaicas no país fica mais rápida. A conta é simples: além de haver mais facilidade de contratação de financiamento, o tempo de retorno do investimento cai de forma expressiva.”
Leia mais: Energia elétrica tem alta de 5,29% na prévia da inflação de outubro
“Embora o maior público para instalações de painéis solares seja de consumidores residenciais, que são os mais impactados pelas altas tarifas de energia elétrica no país, nota-se ainda uma procura crescente no financiamento de energia solar para condomínios, que buscam reduzir a conta do consumo das áreas comuns dos prédios”, acrescentou a executiva.
Segundo balanço da empresa, a maior parte dos créditos liberados para instalação de painéis solares nos telhados foi destinada a projetos contratados por residências. De agosto a metade de setembro deste ano, o Brasil instalou ao todo cerca 70 mil sistemas solares nos telhados das casas, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com boa parte sendo financiada pelas instituições que atuam no segmento.
Pesquisa da consultoria especializada Greener mostra que, de todas as conexões solares em telhados e pequenos terrenos dos últimos anos no país, cerca de 53% são viabilizadas por algum tipo de financiamento.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

