Atlas Renewable Energy habilita usina solar na Bahia para vender I-RECs
É a primeira geradora de energia solar certificada pelo Instituto Totum a oferecer créditos REC Brasil, no mercado brasileiro.


A Atlas Renewable Energy, líder internacional em geração de energia renovável, recebeu certificação do Instituto Totum para oferecer certificados de energia renovável (I-RECs). Isso faz da Atlas a primeira geradora de energia solar a oferecer os certificados de energia com o selo REC Brasil no mercado brasileiro.
Segundo a empresa, a usina fotovoltaica Juazeiro, na Bahia, está certificado pelo Instituto Totum com REC Brasil e I-Rec. As demais plantas da Atlas Energy serão certificadas até o ano de 2022.
"Ser certificado pelo Instituto Totum para fornecer o selo REC Brasil nos permite oferecer aos nossos clientes e potenciais clientes uma solução que compensa suas emissões de carbono com o valor agregado de saber que os certificados estão de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas", disse o diretor Comercial da Atlas Renewable Energy, Luiz Ballester.
A certificação dá ao cliente o direito de se tornar patrocinador e promotor de todos os programas que a Atlas desenvolve para promover uma vida sustentável, melhorar a educação de qualidade e promover a diversidade e inclusão nas comunidades onde os projetos acontecem.
"Esta solução é ideal para empresas que buscam uma certificação adicional para energia incentivada de forma a comprovar, além da pegada de carbono, o compromisso social com as comunidades que estão sendo impactadas", complementa Ballester.
Para que a empresa possa fornecer créditos REC Brasil, o Instituto Totum realiza uma avaliação dos ativos de energia renovável para certificar que o gerador está seguindo o plano da ONU para paz e prosperidade para as pessoas no planeta. Além de cumprir pelo menos cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
A Atlas foi certificada por cumprir nove itens dos 17 ODS propostos pela ONU: Qualidade da Educação, Igualdade de Gênero, Energia Limpa e Acessível, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Desigualdades Reduzidas, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis e Ação climática.
Atualmente, a Atlas detém uma das maiores bases de ativos de energia solar do Brasil, com quase 1 GW de capacidade instalada entre projetos em construção e em operação.
A companhia tem capacidade de oferecer I-RECs e RECs Brasil para empresas do mercado brasileiro que buscam neutralizar suas emissões de CO2 para suas operações no País.

Adonis Teixeira
Jornalista formado pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, com experiência de mais de 12 anos em comunicação. Acompanha o setor elétrico brasileiro há 5 anos, atuando no monitoramento de dados e informações do setor.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

