Atlas Renewable Energy e Hitachi ABB Power Grids firmam parceria para sistemas de armazenamento de energia por bateria

Companhias já trabalharam juntas na criação da primeira subestação digital instalada em uma usina solar na América Latina

Portal Solar
Foto: Reprodução/Sonergy Brasil

Atlas Renewable Energy assinou um acordo de colaboração com a Hitachi ABB Power Grids para o desenvolvimento conjunto de sistemas de armazenamento de energia por bateria (BESS) em escala de concessionária de rede pública para projetos de energia renovável. Conforme comunicado divulgado pela Atlas, a parceria permitirá o desenvolvimento das melhores soluções técnicas relativas a esse tipo de tecnologia e sua interconexão durante o desenvolvimento de um novo projeto. 

A empresa ainda assinalou que a Hitachi ABB Power Grids será convidada a participar das licitações lançadas pela Atlas Renewable Energy para o pacote de engenharia dos projetos. “O principal objetivo por trás deste acordo é garantir que esses sistemas de armazenamento de energia possam ser integrados com sucesso na concepção de novos projetos durante o estágio inicial de desenvolvimento, como um complemento para a usina, conforme as necessidades que ela atenderá”, afirma o comunicado.

O diretor de inovação e eficiência operacional da Atlas Renewable Energy, Fabian Gonzalez, relembrou que as duas companhias já haviam trabalhados juntos na introdução da primeira subestação digital instalada em uma usina solar na América Latina. “Agora, estamos dando um passo adiante para garantir que todos os designs de nossos novos projetos tenham o valor agregado de serem concebidos com a melhor solução de BESS e interconexão.”

“Através dessa colaboração, a Atlas Renewable Energy garante que o sistema de armazenamento ideal seja escolhido e adotado em nossos projetos de energia renovável. Normalmente, escolher e instalar a solução BESS mais adequada é um processo complexo e altamente técnico, mas se for formulado desde o início com um planejamento adequado e conduzido por especialistas em soluções integradas, seremos capazes de garantir um processo mais flexível, confiável e eficiente para a implementação da bateria para nossa frota de projetos”, acrescentou o executivo.

O chefe de desenvolvimento de negócios e O&M da Atlas Renewable Energy, Juan Jose Bonilla, expressou que a introdução de baterias é um passo importante para elevar a vantagem tecnológica dos projetos da companhia. “Mas nossa principal prioridade é ter uma integração bem-sucedida. É por isso que decidimos obter uma abordagem abrangente com a Hitachi ABB Power Grids.”

“Nosso objetivo é fornecer uma solução ainda mais personalizada para nossos clientes com alto consumo de energia, cujas necessidades de energia podem ser diferentes e a intermitência das energias renováveis ainda pode ser uma grande preocupação. Oferecer energia limpa com uma solução única de armazenamento para cada um de nossos empreendimentos, agrega um valor diferenciado que fornece confiabilidade e eficiência significativas a nossos clientes”, acrescentou Bonilla.

O chefe de grid edge solutions da Hitachi ABB Power Grids, Maxine Ghavi, afirmou que a colaboração se baseará na experiência da Atlas com projetos renováveis em escala de rede pública na América Latina e na pegada global de mais de 500 megawatts (MW) e 200 referências da Hitachi ABB.

“Nossas tecnologias comprovadas permitiram aos clientes criar valor econômico, social e ambiental ao desbloquear novos fluxos de receita, maximizar a integração renovável e reduzir as emissões de carbono. Ao olharmos para o futuro, prevemos mais necessidade de mais sistemas que suportem a suavização renovável e serviços de redes auxiliares”, disse Ghavi.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

POWERSAFE-AVANCA-NA-LOGISTICA-REVERSA-DE-BATERIAS
Negócios

Powersafe avança na logística reversa de baterias

Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers

12/12/20252 min de leitura

DAH-SOLAR-LANCA-PLACAS-SOLARES-COLORIDAS-NO-MERCADO-BRASILEIRO
Negócios

DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro

Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão

03/12/20252 min de leitura

FABRICANTE-DE-BATERIAS-LANCA-E-COMMERCE-E-APOSTA-EM-SOLUCOES-PORTATEIS
Negócios

Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis

Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre

27/11/20252 min de leitura

BANCO-BV-E-POWERSAFE-LANCAM-FINANCIAMENTO-PARA-ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA
Negócios

Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia

Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas

14/11/20251 min de leitura

GESTAO-DE-USINAS-BASEADA-EM-DADOS-E-ESSENCIAL-PARA-O-RETORNO-DO-INVESTIMENTO
Negócios

Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento

Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener

20/10/20252 min de leitura

COM-MODELO-DE-GESTAO-DE-CREDITOS-DE-ENERGIA-WATTIO-PLANEJA-EXPANSAO
Negócios

Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão

Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas

30/09/20252 min de leitura

ALBIOMA-CONTRATA-R-120-5-MILHOES-DO-BNDES-PARA-PROJETOS-DE-MINI-GD
Negócios

Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD

Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp

23/09/20252 min de leitura

AXIAL-FIRMA-FORNECIMENTO-PARA-70-MWP-EM-PROJETOS-SOLARES-NO-BRASIL
Negócios

Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil

Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país

19/09/20251 min de leitura