Apesar de alta de juros, investimento em energia solar ainda oferece retorno positivo
CEO da Aldo Solar, Juliano Ohta, acredita que elevação da taxa Selic freia maior avanço do mercado, mas aponta que a geração fotovoltaica segue como opção vantajosa para consumidor


A elevação da taxa básica de juros (Selic) tem freado o maior avanço do mercado de energia solar no Brasil em 2022, avalia o CEO da Aldo Solar, Juliano Ohta. Porém, o executivo acredita que o investimento em um sistema de geração fotovoltaica segue vantajoso e comunicar essa realidade ao consumidor final é um dos principais desafios do setor.
Leia mais: Aldo Solar anuncia Juliano Ohta como novo CEO
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/
Adquirida pela Brookfield no ano passado, a empresa anunciou recentemente Ohta como novo CEO, substituindo o fundador Aldo Teixeira. O executivo concedeu entrevista exclusiva ao Portal Solar durante a Intersolar South America.
“Com a aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída, houve uma euforia muito grande no setor. Acreditava-se que seria um ano melhor que 2021, o que não aconteceu no primeiro semestre. Acho que a taxa de juros foi um grande freio, porque boa parte dos projetos são financiados”, disse Ohta.
Em agosto, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, para 13,75% ao ano. Foi o décimo segundo incremento seguido da taxa, desde março de 2021, quando o patamar era de 2% ao ano, o menor da série história.
O CEO da Aldo assinala que essas sucessivas elevações impactam o cenário do financiamento de sistemas fotovoltaicos. Mas, apesar disso, o retorno do investimento continua rápido e o cliente final precisa de ajuda para entender essa conta.
“Acho que o setor não está comunicando isso o suficiente. Acredito que, no segundo semestre, temos chance de promover melhor o segmento se conseguirmos esclarecer essa realidade ao consumidor.”

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

