Andrade Gutierrez usa a tecnologia para aprimorar gestão de projetos solares
Construtora usa softwares, drones e mapas de alta precisão para acompanhar desenvolvimento das obras


A Andrade Gutierrez está aplicando a tecnologia BIM (Building Information Modeling, sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção) no desenvolvimento de projetos de energia solar. A empresa utiliza a metodologia na construção de um parque solar no Ceará e indica que o recurso permite a centralização e atualização das informações no modelo digital, viabilizando o acesso rápido a dados em qualquer fase de operação e manutenção.
“O ecossistema da empresa entendeu os benefícios da mudança e soube incorporar as ferramentas”, explica o gerente de Implantação de Processos Digitais e BIM da Andrade Gutierrez, Erik Santos.
“O plano para o futuro é seguir investindo no modelo. Já estamos trabalhando para levar o BIM para o campo de obra nos próximos três anos, além de termos uma equipe focada no BIM 5D, que é uma nova forma de fazer a gestão de custos dentro da metodologia”, destaca o executivo.
A empresa também citou a utilização de ferramentas para a digitalização e precisão do processo de atualização do avanço físico da obra, como o processamento de imagens capturadas por drones, possibilitando a geração de mapas de alta resolução e precisão para uso em um dos parques solares da companhia.
Recentemente, a Andrade Gutierrez anunciou a construção de mais duas usinas solares fotovoltaicas no Nordeste, uma de 164.8 MWp e outra de 121.9 MWp, acumulando mais de 1.500 MWp de capacidade instalada em projetos em execução.
A companhia também atua no setor solar por meio da empresa Evolua Energia, criada no ano passado em parceria com a GreenYellow e a BMPI Infra. O negócio, presente inicialmente em Minas Gerais, tem foco no atendimento a pequenos e médios negócios, condomínios e organizações atendidas pela rede de baixa tensão.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Petrobras anuncia entrada no setor de energia solar
Companhia firmou acordo para formar uma joint venture com a Lightsource bp para expandir atuação em renováveis no Brasil
17/12/20252 min de leitura
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura

