Algar inaugura mais uma planta solar de 5,8 megawatts em Minas Gerais
Empresa aposta na sustentabilidade da energia fotovoltaica para aumentar competividade


A Algar Telecom, uma das pioneiras no uso da fonte solar para autoprodução, vai inaugurar mais uma planta de 5,8 megawatts (MW) nesse ano em Minas Gerais. A nova usina, chamada Capim Branco, visa atender os objetivos da empresa de apostar em uma política energética baseada na fonte solar como forma de equacionar os custos de modo que se propicie o desenvolvimento sustentável.
“A intenção sempre foi a de contribuir usando as novas tecnologias para o uso da energia e precisávamos de alguma forma se sustentar, contribuindo além dos meios tradicionais”, explica Egídio Mendonça, diretor de infraestrutura da Algar Telecom.
A questão do planejamento é o maior desafio, segundo Mendonça, para garantir o sucesso das contratações, uma vez que toda a cadeia da fonte solar fotovoltaica já está estabelecida e com muitas empresas atuando no mercado mineiro. “Há pouco tempo, a busca de parceiros não era fácil, já que implantar uma usina solar com finalidade específica ainda era novidade mesmo para o setor. Era preciso traçar um contexto que dependia do sucesso da viabilidade dessa nova tecnologia”, comenta.
A Algar Telecom atua no mercado desde 2013 e já possui uma usina fotovoltaica de 5 MW no Estado. As duas estão enquadradas na regra da Geração Distribuída no Brasil, que está prestes a sofrer alterações. O executivo acompanha de perto o desenrolar da revisão da resolução 482 e afirma que uma eventual mudança pode deixar o setor solar economicamente menos interessante e isso poderia impactar na empresa que tem a energia como um dos principais insumos do serviço.
“Vamos aguardar e dependendo do que for decidido, talvez tenhamos que redesenhar novas alternativas de continuar expandindo em energia fotovoltaica ou partir para outras fontes que venham a ser mais viáveis”, observa.
Ele defende a continuidade das regras atuais, fundamental para que o pilar de sustentabilidade com a fonte solar seja mantido, assim como os investimentos. “Se a conta for invertida, não só a Algar Telecom, como nenhuma outra empresa vai buscar uma forma de energia que não seja viável economicamente”, aponta.
A Algar também é um espelho para seus clientes apostando na otimização o uso da energia. “Há alguns anos temos investido forte em eficiência energética, utilizando lâmpadas com tecnologia LED, assim como o monitoramento do consumo nos sites. Em todas as nossas unidades em Minas Gerais serão atendidas por energia fotovoltaica”, complementa.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

