Albioma planeja aquisições de usinas e projetos de geração solar distribuída no Brasil
Companhia francesa contratou a Watt Capital como assessora financeira exclusiva e busca ativos de geração remota com direito adquirido


A Albioma, multinacional francesa que atua no setor de energia, planeja a aquisição de novas usinas operacionais e projetos em desenvolvimento de geração solar distribuída (GD) no Brasil. Com presença no País desde 2014, a companhia adquiriu 31,6 MWp em ativos no segmento nos estados de São Paulo, Goiás, Piauí e Pernambuco no ano passado.
Em linha com a sua estratégia de diversificação internacional, a empresa avalia a compra de projetos que tenham o direito adquirido de compensação integral de todas as componentes da tarifa de energia elétrica até 2045.
Segundo o CEO da Albioma no Brasil, Christiano Formam, o segmento de minigeração remota apresenta retornos atrativos e já atingiu um nível de maturidade regulatória que oferece segurança de crescimento. “Queremos ampliar significativamente nosso portfólio de ativos e projetos em 2023 e 2024. Somos investidores de longo prazo. Queremos adquirir e operar os ativos por prazo indeterminado.”
Para isso, a Albioma contratou a Watt Capital como assessora financeira exclusiva, especializada no setor de renováveis no Brasil. “Nosso papel é encontrar os projetos mais competitivos e usinas em operação cujo valor de venda faça sentido para nosso cliente”, declarou o sócio-diretor da Watt Capital, Eduardo Tobias.
A Albioma revelou ter a estratégia de formar clusters de ativos, visando ganho de escala na implementação e gestão das usinas. “Para projetos a serem construídos (greenfield), priorizaremos os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Ceará, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e, em São Paulo, as áreas da CPFL Piratininga e Paulista. No caso de usinas em operação, não há restrição geográfica. Iremos avaliar qualquer usina a partir de 1 MW”, concluiu Formam.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

