Albioma amplia investimentos em geração solar distribuída no Brasil
Empresa iniciou a construção de novos projetos fotovoltaicos no país e tem meta de adicionar 100 MW ao portfólio


A Albioma iniciou a construção de novos projetos de geração distribuída, avançando na sua meta de adicionar 100 MWp de geração solar fotovoltaica ao seu portfólio existente de 31,6 MWp.A empresa assinou um contrato guarda-chuva para o suprimento de 50 MWp em equipamentos, incluindo um modelo de tracker nacional elegível a financiamento por bancos de fomento.
Novos projetos de energia solar devem iniciar construção em breve de forma a cumprir os prazos regulatórios de interconexão previstos na lei 14.300. Para atingir a meta de investimento, a Albioma tem trabalhado desde o início do ano com a assessoria financeira da Watt Capital na análise de projetos do tipo GD I em geografias específicas.
O diretor presidente da Albioma, Christiano Forman, explicou que as áreas de interesse para a viabilização de novos projetos são as áreas de concessão da Energisa Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Enel Ceará; COELBA; na CEMIG, apenas na área da SUDENE; Equatorial Piauí, em especial, próximo a São João do Piauí; e na CELPE, preferencialmente próximo a São João do Belmonte. “Nessas áreas, temos interesse em avaliar qualquer projeto a partir de 1 MW.”
De acordo com o sócio-diretor da Watt Capital, Eduardo Tobias, é fundamental viabilizar clusters para capturar ganhos de escala na implantação e na gestão dos futuros ativos, dado que os projetos são individualmente pequenos. Por essa razão, a Albioma busca projetos próximos de suas usinas operacionais fotovoltaicas e de bioenergia nos estados de Goiás, São Paulo, Pernambuco e Piauí, mas também blocos de projetos que viabilizem novos clusters.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

