Açotubo e STI Norland firmam parceria para produção de tracker
Os rastreadores são acoplados aos módulos fotovoltaicos para otimizar a produção de energia elétrica


A espanhola STI Norland, especializada no segmento de rastreadores de energia solar, fechou um acordo com o Grupo Açotubo, um dos maiores distribuidores de produtos siderúrgicos da América Latina. A fabricante de aço vai fornecer partes metálicas e estruturas para a produção de trackers, visando potencializar as operações das usinas. Tais equipamentos são acopladas aos módulos fotovoltaicos para otimizar a geração de energia solar em grandes usinas.
O negócio foi fechado após Javier Reclusa, presidente da STI Norland, conhecer as instalações e as estruturas de produção da siderúrgica. “Prezamos na STI Norland pela qualidade de nossos serviços e produtos, o que inclui também nossos fornecedores. Essa parceria vem num momento de alta demanda por novos projetos e acredito que será bastante estratégica”, comentou o executivo.
Para atender o novo cliente, a Açotubo aumentou a capacidade fabril de sua unidade de Soluções Integradas em Grarulhos (SP), responsável pela produção das peças, com a aquisição de um equipamento de dobra (prensa), máquinas de solda e uma máquina de corte a laser (chapas), além de transferir seu parque fabril para uma área de 5 mil m².
O gerente comercial da unidade de negócio Soluções Integradas da Açotubo, Denis Lisboa, destacou que a decisão da STI Norland escolher a organização foi baseada em dois pontos fundamentais. “O primeiro foi encontrar um parceiro grande e confiável. O outro foi ter a certeza de uma boa musculatura financeira para sustentar o atendimento, em especial durante o período de pandemia”, ressaltou Lisboa.
No Brasil desde 2015, a STI Norland tem uma fábrica localizada em Camaçari (BA), onde fica também o centro de distribuição. Em 2019, alcançou a marca de 2 GWp de energia vendida no país. Globalmente, a companhia aumentou sua oferta de rastreadores em 84% e hoje é uma das seis principais indústrias do segmento.

Adriana Dorante
Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.
Artigos que podem te interessar
Petrobras anuncia entrada no setor de energia solar
Companhia firmou acordo para formar uma joint venture com a Lightsource bp para expandir atuação em renováveis no Brasil
17/12/20252 min de leitura
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura

