Usina solar de R$ 2,8 bilhões entra em operação em Minas Gerais
Desenvolvido pela Enel Green Power Brasil, Complexo Solar Arinos tem 611 MW de capacidade instalada


A Enel Green Power Brasil anunciou a plena operação comercial do Complexo Solar Arinos. Com 611 MW de capacidade instalada, a usina solar está localizada em Minas Gerais. Com investimentos da ordem de R$ 2,8 bilhões, esse é o primeiro parque de geração construído pela empresa na região Sudeste.
Composto por mais de 1 milhão de placas solares, o complexo será capaz de gerar aproximadamente 1,4 TWh por ano, o equivalente à energia necessária para abastecer cerca de 680 mil residências. A produção da usina tem potencial para evitar a emissão de 790 mil toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.
Conforme a companhia, a construção do empreendimento gerou mais de 3.500 contratações, sendo 1.030 postos de trabalho ocupados por moradores da região e 335 vagas destinadas a mulheres.
“Arinos marca a nossa chegada a Minas Gerais, estado que se consolidou como um celeiro da energia solar no Brasil. Nos orgulhamos de ser protagonistas desta história e seguir impulsionando a geração de energia limpa no país que lidera, globalmente, a transição energética”, afirmou o presidente da Enel no Brasil, Antonio Scala.
“Este é um projeto emblemático para a Enel Green Power. Além de reafirmar nosso papel de liderança em geração solar, contribuindo para a transição energética, Arinos já se tornou uma referência em performance de operação e gerou impactos sociais e econômicos positivos para as comunidades locais”, ressaltou o presidente da Enel Green Power no Brasil, Bruno Riga.
Por meio da Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável do Grupo Enel, a companhia é atualmente o maior operador solar e eólico em capacidade instalada no país, com cerca de 6,6 GW em operação, dos quais 3,5 GW são de fonte eólica, mais de 1,8 GW de fonte solar e 1,3 GW de fonte hídrica.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Parte 1: O Paradoxo Solar Brasileiro
2026: O Ano da Bateria no Brasil e a Corrida Bilionária pela Energia do Futuro
17/12/20253 min de leitura

Energia Verde: A Escolha sustentável para o Planeta e os Negócios inteligentes
Nos últimos anos, o termo energia verde deixou de ser apenas uma tendência ambiental para se tornar um pilar estratégico da economia global.
17/12/20255 min de leitura
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

