Terminal de ônibus de Curitiba (PR) terá energia solar
Programa da prefeitura irá instalar 2.156 painéis fotovoltaicos no telhado do Terminal Pinheirinho


Na última quarta-feira (24/05) o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, assinou a ordem de serviço para início das obras de implantação do sistema de energia solar fotovoltaica no Terminal Pinherinho. A iniciativa faz parte do programa Curitiba mais Energia, que já está acontecendo nos terminais de transporte coletivo Boqueirão e Santa Cândida.
Serão instalados 2.156 painéis fotovoltaicos no telhado do terminal Pinheirinho e as obras devem durar cerca de nove meses. Agora, todo o projeto executivo da obra do terminal será detalhado e os trabalhos devem começar em 45 dias.
Iniciativa no Terminal Boqueirão e Santa Cândida
No Terminal Boqueirão as obras já estão com 30% de execução. No local, todas as telhas estão sendo trocadas para receber a estrutura onde serão instalados os painéis fotovoltaicos. São 10.945 metros quadrados e cerca de 2,6 mil telhas que estão sendo substituídas.
Já no Terminal Santa cândida, atualmente estão sendo feitos os ajustes necessários na cobertura para a instalação de 900 módulos fotovoltaicos para geração de energia elétrica.
Programa Curitiba mais Energia
O programa Curitiba Mais Energia possui diversas iniciativas em locais públicos de Curitiba. Além dos terminais de transporte público, fazem parte do programa a Pirâmide Solar do Caximba, os painéis instalados no Palácio 29 de Março (sede da Prefeitura), no Complexo Imap e no Salão de Atos, ambos no Parque Barigui, e na Galeria Quatro Estações do Jardim Botânico.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, pontua que os terminais de ônibus terão cerca de 3,5 mil placas solares e destaca que a iniciativa será capaz de gerar quase metade da energia consumida pelos prédios municipais de Curitiba:
“Eles terão uma capacidade máxima instalada para gerar 1,5 megawatts de energia. Ao somá-la à energia gerada pela Pirâmide Solar do Caximba e pelos outros projetos do programa Curitiba mais Energia, vamos conseguir gerar cerca de 45% do consumo dos prédios municipais”.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

