Sicredi investe R$30 milhões em parque solar no Mato Grosso
Com potência para gerar 7,5 megawatts pico (MWp) de energia, complexo é instalado na cidade de Nova Xavantina, a 660 quilômetros de Cuiabá


As cooperativas do Sicredi do Mato Grosso estão investindo R$ 30 milhões na construção de um parque solar fotovoltaico com potência para gerar 7,5 megawatts pico (MWp) de energia. De acordo com a instituição financeira, o projeto, localizado na cidade de Nova Xavantina, a 660 quilômetros de Cuiabá, já está em construção e ocupa uma área de mais de nove hectares.
A estimativa é que o parque solar tenha capacidade para gerar mais de 11 mil megawatts hora de energia por ano. O Sicredi prevê que o complexo seja inaugurado em junho próximo, e a energia gerada irá abastecer inicialmente 140 agências da cooperativa de crédito no Mato Grosso.
A instituição detalha que serão mais de 18 mil painéis fotovoltaicos em funcionamento para produção de energia limpa. O parque de energia fotovoltaica faz parte de um Conjunto de Ações de Sustentabilidade da Central Sicredi Centro Norte, e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), às quais o Sicredi se comprometeu a partir da adesão sistêmica ao Pacto Global da ONU.
“Isso mostra que colocamos cada vez mais os objetivos econômicos, sociais e ambientais em equilíbrio, o que contribui para uma atuação sustentável e promove prosperidade para os nossos associados, para a comunidade e para o nosso planeta”, afirmou o diretor de Supervisão da Central Sicredi Centro Norte, Nauder Alves.
O presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, acrescenta que a obra contribui também para a geração de emprego e renda, além do benefício econômico, uma vez que reduz os custos com energia, insumo significativo para as empresas como um todo. A previsão é que o Sicredi recupere o investimento feito no parque solar fotovoltaico no período de cinco anos.
A Central Sicredi Centro Norte também informa que já iniciou negociações e planejamento para a implantação de novos parques solares fotovoltaicos nos estados do Acre e do Pará, para abastecer as agências desses estados.
“É nosso compromisso buscar medidas para minimizar os nossos impactos, fazer uso consciente dos recursos e converter esse consumo em benefício para as pessoas e para o meio ambiente”, assinala Spenthof.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Parte 1: O Paradoxo Solar Brasileiro
2026: O Ano da Bateria no Brasil e a Corrida Bilionária pela Energia do Futuro
17/12/20253 min de leitura

Energia Verde: A Escolha sustentável para o Planeta e os Negócios inteligentes
Nos últimos anos, o termo energia verde deixou de ser apenas uma tendência ambiental para se tornar um pilar estratégico da economia global.
17/12/20255 min de leitura
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

