Setor de renováveis ganha podcast de análises regulatórias e entrevistas com especialistas e autoridades
Primeiro episódio, que vai ao ar nesta quinta-feira (dia 26/11) traz a avaliação de Rodrigo Pedroso, da Pacto Energia, sobre a evolução do setor elétrico e as tendências que moldarão o desenvolvimento de negócios nos próximos anos


São Paulo, novembro de 2020 – O mercado de renováveis no Brasil acaba de ganhar um espaço exclusivo na internet para discutir empreendedorismo e inovação no setor elétrico. Além de entrevistas com especialistas e autoridades do setor, as conversas são permeadas, ainda, com análises regulatórias e mercadológicas.
Trata-se do BRIGHT TALKS, um podcast que busca estimular o empreendedorismo e a inovação, trazendo a história dos homens e mulheres que tem ajudado a construir o setor e sua perspectiva sobre as tendências e novas tecnologias que moldarão o futuro. Criado pela consultoria Bright Strategies, sob o comando da especialista Bárbara Rubim, o programa traz opiniões e entrevistas exclusivas com especialistas do poder público e do segmento privado que atuam neste mercado.O primeiro episódio do podcast, que vai ao ar nesta quinta-feira (dia 26/11) traz a trajetória de Rodrigo Pedroso, CEO da Pacto Energia e sua visão sobre o crescimento da tecnologia fotovoltaica na matriz elétrica brasileira e outras tendências que moldarão o desenvolvimento de modelos de negócios nos próximos anos. Entre os temas debatidos, destacam-se o ganho de competitividade da fonte no mercado livre de energia e nos leilões do governo, a tendência de abertura do setor elétrico como um todo – a chamada portabilidade na conta de luz – e o futuro do mercado a partir de fontes limpas e renováveis. O programa está disponível no link: https://bit.ly/brighttalks.
Âncora do podcast, Bárbara Rubim é advogada e fundadora da Bright Strategies, consultoria voltada à análise do setor de elétrico e a auxiliar empresas, governos e investidores em questões regulatórias e na estruturação de modelos de negócio para a geração distribuída.
A executiva trabalha no setor de energia há mais de sete anos, já tendo coordenado a área de estratégia e inovação da Alsol Energias Renováveis e estado à frente da campanha de energia do Greenpeace Brasil. Advogada de formação, também atuou como Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e desenvolveu projetos para a ONU-Habitat. Atualmente, ocupa a cadeira de Vice-Presidente para Geração Distribuída do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

