Igreja Maranata vai instalar oitava usina de energia solar no Espírito Santo

Ideia é que empreendimento se torne o maior espaço de produção de eletricidade da instituição, fornecendo 150 mil kWh/mês para todos os 1.500 templos

IGREJA MARANATA VAI INSTALAR OITAVA USINA DE ENERGIA SOLAR NO ESPÍRITO SANTO
Reprodução

A Igreja Cristã Maranata (ICM) vai instalar sua oitava usina solar em um sítio localizado em Putiri, uma praia do município de Aracruz, no Espírito Santo. A previsão é que ela se torne o maior espaço de produção de energia solar da Maranata, fornecendo 150 mil kWh/mês para todos os 1.500 templos da ICM no Espírito Santo.

Desde 2016, a instituição religiosa investe na captação e produção de energia solar para suas instalações no Espírito Santo e em Minas Gerais. Hoje, as sete usinas produzem 153 mil quilowatt-hora (kWh) por mês graças a uma energia alternativa e renovável. Seu objetivo é contribuir para a preservação do meio ambiente tornando-se sustentável.

Tudo começou em 2016, com a instalação de painéis fotovoltaicos que convertem os raios solares em energia elétrica nas igrejas da Praia da Costa 4 e de Jardim Camburi 3. “O resultado foi tão positivo que decidiu-se expandir o sistema em 2018, com a instalação de uma usina de produção de energia solar no Maanaim de Carapina, na Serra. Hoje o local produz 75 mil kWh por mês de energia, quantidade capaz de atender o Presbitério da ICM e 193 templos e Maanains capixabas”, afirma o gerente de Comunicação da Igreja Cristã Maranata, pastor Josias Júnior.

O restante das usinas está localizado em Minas Gerais. Duas delas em Belo Horizonte geram 78 mil kWh/mês, proporcionando uma economia mensal de R$ 64 mil nos templos da Igreja Maranata no território mineiro. “Devido ao custo-benefício do processo de geração de energia solar, a ideia é implantar usinas em todos os estados brasileiros”, afirma o pastor.

Ele acrescenta que além de oferecer um ambiente climatizado com mais conforto para os membros da igreja, o sistema de energia fotovoltaica reduz significativamente os custos com energia elétrica, além de ser sustentável, preservando o meio ambiente. A fonte é inesgotável e limpa e um sistema tem vida útil acima de 25 anos.

Mesmo em dias nublados, os painéis fotovoltaicos captam os raios solares durante o dia. À noite, baterias garantem o armazenamento de energia, que pode ser usada em qualquer aparelho elétrico. Se a quantidade de energia elétrica produzida for maior que a utilizada, o excedente é enviado para a rede elétrica da concessionária da região, proporcionando créditos solares. No final de cada mês, a conta de luz é o resultado da diferença entre a energia produzida e a consumida. Em caso de acúmulo de créditos solares, eles ficam disponíveis por até cinco anos.

Avatar de Adriana Dorante

Adriana Dorante

Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.

Artigos que podem te interessar

PARTE 6: OS DESAFIOS QUE NINGUÉM QUER FALAR
Mercado

Parte 6: Os Desafios Que Ninguém Quer Falar

Lei 15.269/2025 sob risco: insegurança jurídica, falta de indústria nacional e cortes fiscais ameaçam o futuro das baterias no Brasil. O desafio agora é transformar incentivos em soberania energética e tecnologia real.

09/01/20261 min de leitura

TARIFA-RESIDENCIAL-DE-ENERGIA-DEVE-SUBIR-5-4-EM-MEDIA-NO-BRASIL-EM-2026
Mercado

Tarifa residencial de energia deve subir 5,4% em média no Brasil em 2026

Aumento de custos de transmissão será o principal fator para alta da conta de luz, indica estudo da TR Soluções

08/01/20262 min de leitura

PARTE 5: A PERSPECTIVA ESTRATÉGICA - POR QUE BESS É CRÍTICO PARA O BRASIL
Mercado

Parte 5: A Perspectiva Estratégica - Por Que BESS é Crítico para o Brasil

O Brasil enfrenta um desafio crescente de segurança energética.

05/01/20261 min de leitura

PARTE 4: O LEILÃO DE 2026 - A CORRIDA BILIONÁRIA
Mercado

Parte 4: O Leilão de 2026 - A Corrida Bilionária

Quando Será? Quanto Será?

02/01/20261 min de leitura

PARTE 3: PETROBRAS ENTRA NO JOGO - O SINAL MAIS IMPORTANTE
Mercado

Parte 3: Petrobras Entra no Jogo - O Sinal Mais Importante

Um Movimento Estratégico Inesperado

30/12/20251 min de leitura

MAIS-DE-20-5-MIL-CONSUMIDORES-MIGRARAM-PARA-MERCADO-LIVRE-DE-ENERGIA-ATE-NOVEMBRO
Mercado

Mais de 20,5 mil consumidores migraram para mercado livre de energia até novembro

Setores de serviços e comércio lideram o crescimento, mostra levantamento da CCEE

29/12/20252 min de leitura

BRASIL-INICIA-2026-COM-BANDEIRA-TARIFARIA-VERDE
Mercado

Brasil inicia 2026 com bandeira tarifária verde

Será o primeiro mês desde abril de 2025 que consumidores de energia do país não terão custo extra na conta de luz

26/12/20251 min de leitura

CONFIRA-O-RANKING-DAS-TARIFAS-DE-ENERGIA-MAIS-CARAS-DO-BRASIL-EM-2025
Mercado

Confira o ranking das tarifas de energia mais caras do Brasil em 2025

Conta de luz residencial acumulou aumento anual de 11,95% no país

23/12/20251 min de leitura