Grupo Comerc Energia inaugura a 5ª maior usina solar em MG
O complexo solar terá uma potência instalada de 662 MWp, o suficiente para abastecer uma cidade de 800 mil residências


O Grupo Comerc Energia anunciou a inauguração da usina solar de Hélio Valgas, em Várzea da Palma (MG), com uma potência instalada de 662 MWp. O complexo solar será implementado em uma área de 1.154 hectares, o que equivale a 1.650 campos de futebol.
O projeto, que possui capacidade para abastecer uma cidade de 800 mil residências ou cerca de 3 milhões de pessoas, contou com um investimento de R$ 2 bilhões. A adição deste ativo no portfólio da companhia fez com que a vertical de Geração Centralizada Solar da Comerc elevasse sua capacidade instalada para 1.178 MWp. Somada com a capacidade instalada de geração eólica, a companhia atingiu 1.458 MW.
A empresa informou ainda que, com sua totalidade energizada desde agosto, a usina ainda está em ramp up – aumento de sua produtividade antes de atingir seu pico de geração – e em setembro já foi capaz de produzir 119 GWh, o suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Curitiba, com 1,8 milhão de habitantes.
Somando Geração Centralizada e Geração Distribuída a companhia conta com mais 501 MW adicionais em implantação/desenvolvimento previstos para 2024.
"Trata-se de uma usina que conta com tecnologia e equipamentos de ponta, que leva a capacidade de geração renovável da Comerc a um novo patamar. A implantação e a operação eficiente de ativos de geração renovável reforçam o nosso compromisso com a transição energética no país”, afirmou o CEO do Grupo Comerc Energia, Andre Dorf.
"A nossa experiência acumulada em outros projetos solares de grande porte, somada à qualidade dos equipamentos e do processo construtivo permitiu um ramp-up acelerado em Hélio Valgas. Junto aos benefícios de geração de energia, o empreendimento gerou, durante seu processo de construção um total de 2 mil postos de trabalho, e mantém ativos outros projetos sociais para apoiar o desenvolvimento da economia local”, acrescentou Dolf.
No evento de inauguração estavam presentes o CEO do Grupo Comerc Energia, Andre Dorf; o fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Comerc Energia, Cristopher Vlavianos; o CEO da Vibra, Ernesto Pousada; o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin; o Secretário Nacional de Energia, Gentil Nogueira; e o Prefeito de Várzea da Palma - MG, Eduardo Monteiro de Abreu.
“No Brasil, que é um grande produtor mundial de energia renovável, a gente tem que se manter otimista e continuar construindo o futuro do país de maneira sustentável. Por isso, creio que ao investirmos em energia renovável no país, estamos no caminho certo, e entendo que não haja nenhum outro lugar melhor para esse tipo de investimento do que aqui”, pontuou Vlavianos.

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

