Green Yellow e KWP vão implantar usinas solares flutuantes no reservatório Billings em São Paulo
Fundação Getúlio Vargas vai assessorar na modelagem econômica, financeira e societária dos empreendimentos


A GreenYellow e a KWP foram selecionadas pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) para implantação de usinas solares flutuantes no reservatório Billings, na capital paulista. As duas foram escolhidas entre cinco concorrentes.
Segundo a Emae, serão quatro plantas de geração em diferentes locais na Billings com potência que variam entre 1 MW pico e 30 MW pico. A energia gerada pelo projeto deverá ser disponibilizada para o consumidor.
O presidente da Emae, Marcio Rea, destacou que a empresa continuará incentivando o desenvolvimento de fontes alternativas e sustentáveis na geração de energia elétrica, sempre alinhado com as principais tendências mundiais do mercado.
A Fundação Getúlio Vargas vai assessorar a próxima etapa do projeto que envolve a modelagem econômico-financeira e societária da implantação dos empreendimentos.
A chamada pública foi aberta em outubro do ano passado e os interessados tiveram um prazo de 45 dias para envio de documentos técnicos, financeiros, de conformidade e ambientais previstos no edital.
Entre março e agosto do ano passado, o governo de São Paulo, por meio da Emae, instalou uma planta piloto no lago da represa Billings para testar a viabilidade de energia fotovoltaica no local. A avaliação foi realizada pela Sunlution – Soluções Em Geração De Energia Ltda.
O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido afirmou que o teste na planta piloto comprovou a viabilidade do projeto. “Com esse chamamento público, o Governo paulista dá mais um importante exemplo na utilização das energias renováveis, além de gerar emprego e renda para a população”, disse o secretário.
Segundo a Emae, a usina solar flutuante de 100 kWp ocupou uma área de superfície do reservatório de aproximadamente 1.000 m². Foram instalados 300 painéis fotovoltaicos BYD, de 340 Wp.
Durante o período de teste, a produção média diária de energia elétrica da UFV flutuante atingiu o valor de 379,71 kWh/dia, o que representa uma produção média mensal de 11.391,30 kWh/mês, o equivalente ao consumo médio mensal de 75 residências.
A produção mostrou-se 7% mais eficiente do que o valor estimado de 351,6 kWh/d. Os estudos demonstram que nas estações primavera e verão esse percentual pode ser elevado.
O teste ainda indicou que, considerando os benefícios da tecnologia de geração fotovoltaica flutuante e o fato de o reservatório Billings estar localizado no centro de carga da cidade mais populosa do país, há viabilidade de implantação de plantas de geração fotovoltaica flutuantes nos reservatórios.

Adriana Dorante
Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

