Empresa de embutidos e carnes aposta na energia solar no Rio Grande do Sul
Módulos foram instalados sobre o telhado da empresa, com o objetivo de garantir eficiência energética e economia significativa na conta de luz


A energia solar é cada vez mais uma aposta de empresas do ramo de alimentação. No Rio Grande de Sul, a JM Indústria de embutidos e carnes, em Santa Vitória do Palmar, acaba de instalar painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica. Os módulos foram instalados sobre o telhado da empresa, com o objetivo de garantir eficiência energética e economia na conta de luz. Empresas desse ramo costuma utilizar muita energia com os frigoríficos para armazenar as carnes.
O projeto foi realizado pela CES Equipamentos Agrícolas e Energia, representante autorizada pela WEG. Em 2019, a empresa, que atua em todo o país, teve um aumento de mais 300% em vendas de placas fotovoltaicas, facilitando os processos de energia tanto na cidade como o campo.
Na avaliação da empresa, utilizar abastecimento fotovoltaico é a melhor alternativa, seja para o agronegócio, indústria, comércio, casas e até mesmo apartamentos. O sistema pode ser aplicado em qualquer espaço, independentemente de ser individual, compartilhado ou de uso comum. Além disso, a região geográfica também não é um impedimento.
A instalação de painéis solares considera diversas variáveis, como clima, área total e média de consumo para entregar um projeto técnico personalizado para cada necessidade. Dessa forma, o sistema irá produzir o suficiente para suprir a demanda de energia mensal e gerar economia, evitando surpresas indesejadas na tarifa de luz.
O Rio Grande do Sul tem hoje 652,9 megawatts (MW) operacionais em geração distribuída a partir da fonte solar. O território gaúcho ocupa a segunda posição no ranking estadual da geração distribuída solar fotovoltaica no Brasil, segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
O estado ultrapassa mais de 43 mil sistemas em operação, que abastecem cerca de 53 mil consumidores, espalhados por mais de 490 cidades. Ou seja, mais de 90% dos 497 municípios gaúchos já possuem pelo menos um sistema solar fotovoltaico em funcionamento.
Um dos destaques no Rio Grande do Sul é o município de Caxias do Sul, que lidera a geração fotovoltaica no estado. Para Mara Schwengber, coordenadora estadual no Rio Grande do Sul da entidade, a região é estratégica no País para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica. “O estado gaúcho possui um grande potencial para a tecnologia fotovoltaica e, com a atual presença da energia solar na geração distribuída, o mercado contribui de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e econômico de toda a região”, comenta.

Adriana Dorante
Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.
Artigos que podem te interessar
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

