Ecori fornecerá kits fotovoltaicos para usina no Hospital das Forças Armadas
Geração solar será feita na cobertura do estacionamento da unidade de saúde em Brasília (DF)


A Ecori Energia Solar fornecerá os kits fotovoltaicos para a usina solar do Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília (DF). No total, serão instalados 9.176 módulos de 545 W, com uma potência total de 5 MW.
A Renova Engenharia está à frente da comercialização, engenharia e da construção da usina fotovoltaica. Com uma área total de 25 mil metros quadrados, o estacionamento do HFA vai abrigar a usina de modelo carport, onde os painéis são instalados na cobertura das vagas dos veículos.
“O modelo de carport reforça que é possível expandir o uso de energia solar fotovoltaica em larga escala em áreas comerciais e de serviços dentro das cidades”, afirma o presidente da Ecori Energia Solar, Leandro Martins.
Segundo o Chefe da Divisão de Infraestrutura do Hospital, Coronel Márcio Aurélio Xavier, esta será a única usina com essa complexidade, construída em área urbana do Distrito Federal. “Praticamente vamos zerar nossa conta de energia elétrica. Será uma economia de milhões de reais que poderão ser revertidos para outros projetos", disse Xavier.
As obras se iniciaram em meados de abril deste ano e sua conclusão está prevista para março de 2022. Este é o segundo projeto de energia solar realizado pelo Ministério da Defesa. O primeiro, inaugurado há um ano, foi a implantação de uma usina fotovoltaica no telhado do próprio ministério, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A usina da Esplanada, com potência instalada de 528 kWp, recebeu um investimento de R$ 2,4 milhões e conta com cerca de 1.600 painéis em uma área de 3.200 metros quadrados. A usina supre cerca de 35% da energia consumida. Todos os equipamentos de energia solar foram fornecidos pela Ecori e a comercialização, engenharia e instalação também ficaram a cargo da Renova Engenharia.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

