BTG Pactual e Furnas firmam parceria com Canadian Solar para projetos de energia fotovoltaica
Empreendimentos começarão a ser construídos em 2021 e deverão entrar em operação comercial até o final de 2022


A Canadian Solar, uma das três maiores empresas de energia solar do mundo em receita, com mais de 13.000 pessoas e atuação em 6 continentes, firmou parceria com o BTG Pactual em projetos em energia solar. A empresa foi vencedora em dois empreendimentos em leilão privado realizado por Furnas, com as duas transações somando 862 MWp.
Pelo contrato de 12 anos com o BTG, que administra um dos maiores negócios de comercialização de energia no Brasil, a Canadian Solar fornecerá energia solar de um cluster de 170 MWp localizado no Estado de Minas Gerais, e os empreendimentos começarão a ser construídos em 2021 e deverão entrar em operação comercial até o final de 2022.
No acordo com Furnas, a subsidiária da Eletrobras (ELET6) comprará energia solar de dois projetos da Canadian Solar por meio de um contrato de 15 anos. A Canadian Solar desenvolverá e construirá os dois projetos de Furnas, totalizando 692 MWp.
Um deles será construído no Ceará e terá capacidade de 260 MWp, e o segundo projeto será no Piuaí, com capacidade de 432 MWp. Ambos começarão a ser construídos em 2022 e deverão entrar em operação comercial no final de 2023.
A empresa foi fundada em 2001 em Ontário, Canadá, e opera como fornecedora global de energia, com subsidiárias comerciais de sucesso em 19 países em 5 continentes. É fabricante líder global de módulos fotovoltaicos solares e um fornecedor de soluções de energia solar, com mais de 13 mil funcionários em todo o mundo.
Com instalações industriais de ponta no Canadá, China, Brasil e países do Sudeste Asiático, a Canadian Solar possui elevada capacidade de fabricação de módulos e já entregou mais de 36 GW de módulos solares de qualidade premium para clientes em mais de 160 países nos últimos 18 anos.
Possui usinas de energia solar de 4,7 GW construídas e conectadas globalmente e mantém um portfólio de usinas de energia solar em operação de 795,8 MWp, com um valor estimado de revenda de aproximadamente US $ 1,0 bilhão. Além disso, a Canadian Solar possui um Pipeline de projetos de geração centralizada solar geograficamente diversificado, em torno de 13 GW. Do pipeline total de projetos, 2,9 GW estão em estágio avançado de desenvolvimento, nos EUA, Brasil, México, Japão e China.
Em 2018, a Canadian Solar alcançou uma receita de US $ 3,74 bilhões. Além disso, foi listada como fabricante de módulo Tier 1 pela Bloomberg New Energy Finance em termos de capacidade de financiamento, no quarto trimestre de 2018. Foi nomeada, ainda, como o desenvolvedor Top 3 de projetos fotovoltaicos solares em escala global, em 2017, pelo site americano GTM Research.
Opera três centros de pesquisa fotovoltaica de última geração para células, módulos e sistemas no Canadá e na China. Emprega mais de 250 cientistas, engenheiros e técnicos que realizam pesquisas para melhorar continuamente nossas tecnologias de células e módulos solares. Com investimentos em pesquisa e desenvolvimento de mais de 600 milhões de dólares, mais de 1000 patentes globais e parcerias estratégicas de pesquisa e desenvolvimento com a NREL, ECN e DuPont, a Canadian Solar é uma inovadora reconhecida mundialmente na indústria solar.

Cristiane Pinheiro
Jornalista, formada pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, com quase 30 anos de experiência no segmento de Comunicação. Tem especializações em jornalismo impresso pelo Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado, do Grupo O Estado de S. Paulo, e em televisivo pela Rede Globo de Televisão, São Paulo, e pelo Senac – Centro de Comunicação e Artes. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 10 anos.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

