Atlas e Nextracker fazem acordo para implementar nova tecnologia em usina
O projeto terá uma capacidade instalada de 902 MWp e deve tornar-se a maior usina do hemisfério sul


A Atlas Renewable Energy e a Nextracker assinaram um acordo para implementar a tecnologia TrueCapture na usina solar Vista Alegre. O projeto terá uma capacidade instalada de 902 MWp e deve tornar-se o maior projeto solar do hemisfério sul. A expectativa é que o empreendimento gere aproximadamente 2TWh/ano, o que equivale a retirar mais de 61.800 carros das ruas de São Paulo e compensar aproximadamente 154.000 toneladas de emissões de CO2 por ano.
De acordo com informações da Atlas, a tecnologia TrueCapture tem a função de utilizar uma solução avançada de software baseada em algoritmos, projetada para otimizar a produção de energia das usinas solares.
Por meio de machine learning e inteligência artificial, é possível rastrear continuamente a posição do Sol e ajustar os ângulos dos painéis para maximizar a produção de energia. Ao ajustar de forma inteligente a inclinação e a posição de cada painel solar em tempo real, o TrueCapture é capaz de atenuar o impacto do sombreamento, do terreno irregular e de outros fatores que podem reduzir a produção de energia.
“A Atlas foi a primeira empresa a introduzir o TrueCapture na América Latina, quando implementamos a tecnologia na maior parte de nossos projetos solares em operação”, disse o diretor de engenharia e construção da Atlas Renewable Energy, Iván Jara.
“Ao levar o TrueCapture em Vista Alegre, a Atlas procura melhorar ainda mais o desempenho geral e a lucratividade desse projeto enorme e empolgante, tornando-o um dos mais eficientes, inteligentes e econômicos da região. Esses recursos nos permitem oferecer soluções mais competitivas e completas aos nossos clientes", completou o diretor.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

