Usinas de energia solar de até 5 MW terão licença ambiental simplificada no Mato Grosso do Sul
Objetivo da Resolução Semagro n. 689 é possibilitar a ampliação do uso de energia limpa no Estado. Medida também vale para usinas eólicas do mesmo porte


A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) do Mato Grosso do Sul simplificou o licenciamento ambiental de pequenos empreendimentos de geração distribuída de energia solar fotovoltaica do estado. O objetivo da Resolução Semagro n. 689 é possibilitar a ampliação do uso de energia limpa no Estado.
A Resolução destaca que o procedimento para a licença ambiental será simplificado, exigindo apenas o “Informativo de Atividade”, para a instalação e funcionamento de usinas solares que fazem geração distribuída de energia e que ocupam até 15 hectares ou produzem até 5 MW de energia. O mesmo processo também é válido para usinas eólicas de mesmo porte de tamanho ou produção.
Na prática, a geração de energia no modelo distribuído é feita em pontos diversos, por meio de sistemas geradores próximos ou até mesmo na própria unidade consumidora (casas, empresas e indústrias).
A discussão sobre a revisão das exigências para o licenciamento ambiental desses empreendimentos de pequeno porte aconteceu em março, em encontro entre o secretário Jaime Verruck, da Semagro; o diretor de Licenciamento do Imasul, Osvaldo Santos, o superintendente de Meio Ambiente e Turismo da Secretaria, Pedro Mendes e o presidente do Instituto Movimento Solar Livre, Hewerton Martins, empresário e especialista em geração de energia fotovoltaica e regulamentação do setor.
“A ideia é aperfeiçoar o processo do licenciamento ambiental, permitindo uma melhoria no gerenciamento das informações sobre a geração de energia solar no Estado. São empreendimentos que contribuem para aumentar o uso de energia limpa e considerados de baixo risco, enquadrados na Lei da Liberdade Econômica. Dessa maneira, fizemos a simplificação da obtenção da licença”, comentou o secretário Jaime Verruck.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar

Parte 1: O Paradoxo Solar Brasileiro
2026: O Ano da Bateria no Brasil e a Corrida Bilionária pela Energia do Futuro
17/12/20253 min de leitura

Energia Verde: A Escolha sustentável para o Planeta e os Negócios inteligentes
Nos últimos anos, o termo energia verde deixou de ser apenas uma tendência ambiental para se tornar um pilar estratégico da economia global.
17/12/20255 min de leitura
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

