Alteração do Código Florestal pode isentar projetos de energia solar na Reserva Legal
Proposta se refere aos locais usados para empreendimentos de geração fotovoltaica e eólica


Um projeto de lei está tramitando no Senado (PLS 705/2015) e pretende alterar um dos artigos do Código Florestal. A proposta do senador Otto Alencar (PSD-BA), que tramita na Comissão de Serviços de Infraestrutura da Casa, pretende permitir que imóveis rurais que gerarem energia alternativa possam ficar isentos de manter área de Reserva Legal (RL).
Vale ressaltar que a Reserva Legal diz respeito a uma área específica, que deve ser mantida de forma intacta, com vegetação nativa, representando uma área de 20% a 80% dependendo do local da propriedade, sendo 80% nas áreas de floresta na Amazônia Legal, 35% na área de Cerrado na Amazônia Legal e de 20% demais regiões brasileiras.
A lei atual já possui exceções desta exigência, liberando desta obrigatoriedade as áreas usadas para abastecimento público de água e esgoto, locais adquiridos ou desapropriados para obras de rodovias e ferrovias, além das áreas com empreendimentos para o fornecimento de energia elétrica.
A intenção agora é alterar o parágrafo 7.º do artigo 12 do Código Florestal, destinado às áreas para produção de energia. Atualmente fica isento de cumprir os acordos da Reserva Legal apenas o local que explora energia hidráulica onde funcione subestações e linhas de transmissão e distribuição de eletricidade. Pela nova proposta as fontes solar e eólica também devem estar isentas.
Para o senador Otto Alencar (PSD-BA) esta alteração precisa ser feita, uma vez que, como está, o Código Florestal não trata com isonomia as fontes solar e eólica. Além disso, segundo o senador, esta mudança vai ao encontro da Política Nacional sobre Mudança do Clima. “Objetiva-se, ainda, estimular o uso dessas fontes renováveis de energia elétrica, cujas contribuições para a redução das emissões antrópicas de gases de efeito estufa são exaustivamente conhecidas, além de agilidade no licenciamento ambiental”, afirmou.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar

Parte 1: O Paradoxo Solar Brasileiro
2026: O Ano da Bateria no Brasil e a Corrida Bilionária pela Energia do Futuro
17/12/20253 min de leitura

Energia Verde: A Escolha sustentável para o Planeta e os Negócios inteligentes
Nos últimos anos, o termo energia verde deixou de ser apenas uma tendência ambiental para se tornar um pilar estratégico da economia global.
17/12/20255 min de leitura
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

